O ambiente regional (Três décadas de economia gaúcha, v.1)

O ambiente regional é o título deste volume, que reúne um conjunto de trabalhos dedicados à compreensão da evolução econômica e social do Rio Grande do Sul sob a perspectiva de uma dupla significação. É tanto o ambiente onde o Estado está imerso e que vem sofrendo profundas mudanças nessas três décadas quanto seu espaço interior, as diversas configurações que vêm, ao longo do tempo, assumindo a sua territorialidade.

Na primeira dimensão, trata-se de identificar os efeitos da globalização e suas características de hegemonia financeira, revolução tecnológica e alteração na ordem mundial e de reconhecer que a trajetória regional está subsumida num percurso seguido pelo Brasil dentro da ordem internacional, essa também em mutação.

Da mesma forma, é necessário dar conta dos elementos internos que condicionam a dinâmica do desenvolvimento regional, dinâmica esta dependente da trajetória histórica da formação social sul-rio-grandense. A definição dos rumos seguidos pela sociedade gaúcha foi decidida no embate entre as forças sociais aqui localizadas e suas representações políticas, que disputaram visões e projetos de desenvolvimento, de integração do Estado no Brasil e no mundo.

As grandes transformações, que se materializaram em diversas lógicas e rotinas no âmbito da reprodução econômica, são aqui analisadas sob diferentes enfoques, que buscam dar conta de suas especificidades e de seus efeitos sobre nossa região.

Acesse o texto completo