RS 2030: Agenda de Desenvolvimento Territorial

rs-2030-pagina

Está disponível na íntegra a Série RS 2030, organizada pela Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, em parceria com a Fundação de Economia e Estatística.

O RS 2030 é uma obra coletiva de caráter prospectivo, que busca identificar diretrizes para o desenvolvimento do território do Rio Grande do Sul a partir do estudo das dinâmicas territoriais recentes. A publicação conta com três volumes:  Dinâmicas territoriais recentes no Estado do Rio Grande do Sul; Tendências regionais: PIB, demografia, e PIB per capita e Cenários RS 2030. Juntos, os três os configuram uma síntese das percepções sobre o processo de desenvolvimento territorial no Estado.

O RS 2030 está disponível em versão impressa e digital e pode ser acessada gratuitamente no Portal FEE. Confira abaixo:

vol1

Dinâmicas Territoriais Recentes no Estado do Rio Grande do Sul

O primeiro volume aborda as dinâmicas territoriais recentes e a evolução do debate sobre as questões regionais no Rio Grande do Sul, em artigo elaborado pela equipe do Departamento de Planejamento Governamental da Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã (Deplan-Seplag).

Tendências regionais: PIB, demografia e PIB per capita

No segundo volume, apresentam-se e discutem-se tendências demográficas e regionais, com projeção da distribuição territorial da população e da repartição regional do PIB per capita até 2030, elaborado por equipe da FEE.

vol3

Cenários RS 2030

No terceiro volume, apresentam-se perspectivas para 2030, com tendências e hipóteses para a economia e a sociedade do RS, a partir do cenário para as economias mundial e brasileira e dos conteúdos dos volumes anteriores.