Juíza do Trabalho discute reforma trabalhista no lançamento da Panorama Internacional FEE

Nesta quinta-feira (05), a Fundação de Economia e Estatística (FEE) promoveu debate sobre reforma trabalhista com Valdete Souto Severo, Juíza do Trabalho no Tribunal Regional do Trabalho da Quarta Região. O evento faz parte do lançamento da 10ª edição da Panorama Internacional FEE, que traz análises que contextualizam o cenário mundial no qual a reforma trabalhista brasileira se insere, discutindo suas origens, implicações e incertezas.

O pesquisador em Relações Internacionais Bruno Jubran foi o mediador da palestra da juíza do trabalho Valdete Severo

Valdete Severo, que também concedeu entrevista a esta edição do Panorama, criticou a reforma trabalhista brasileira. A juíza é Doutora em Direito do Trabalho (USP), Mestre em Direitos Fundamentais (PUC-RS) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Trabalho e Capital (USP) e da Rede Nacional de Pesquisa e Estudos em Direito do Trabalho e Previdência Social. Valdete entende que os pontos defendidos pela reforma violam regras da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e são um retrocesso dos direitos sociais. Valdete fala de “reforma” entre aspas para demarcar sua compreensão de que a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) foi alterada substancialmente, com o objetivo de proteger apenas os empregadores, subvertendo a razão histórica pela qual existe a legislação trabalhista.

Além da entrevista, confira todas as análises desta edição do Panorama Internacional FEE:

Gisele Reginato – Jornalista