Apresentação

A Fundação de Economia e Estatística (FEE), a partir de um convênio com a Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) e a Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul (Sefaz-RS), divulga uma nova série para o Índice de Vendas do Comércio (IVC), com dados a partir de janeiro de 2008. O IVC é um índice mensal, composto pelo Índice de Vendas do Varejo (IVV) e pelo Índice de Vendas do Atacado (IVA), abrangendo informações que retratam o desempenho do comércio regional e estadual, tanto a preços correntes como a preços constantes. O IVC, o IVV e o IVA são calculados para o Estado e para sete mesorregiões: (a) Centro Ocidental Rio-Grandense; (b) Centro Oriental Rio-Grandense; (c) Metropolitana de Porto Alegre; (d) Nordeste Rio-Grandense; (e) Noroeste Rio-Grandense; (f) Sudeste Rio-Grandense e (g) Sudoeste Rio-Grandense.

Para o Estado, o IVV é calculado para nove setores de atividade, enquanto o IVA é elaborado para oito setores. Adicionalmente, o IVC total é calculado para 30 municípios selecionados: Bagé, Bento Gonçalves, Camaquã, Canela, Canoas, Carazinho, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Gramado, Ijuí, Lajeado, Montenegro, Novo Hamburgo, Osório, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santana do Livramento, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santiago, Santo Ângelo, São Borja, São Leopoldo, Taquara, Uruguaiana e Vacaria.

A série histórica referente aos índices de base fixa da receita nominal e do volume das vendas, assim como aos resultados das variações percentuais mensais (mês em relação ao mesmo mês do ano anterior), acumuladas no ano e acumuladas em 12 meses, é disponibilizada na Base de Dados do IVC. A FEE também disponibiliza o acesso à série antiga do IVC, abrangendo o período jan./2003-out./2009.

FEE/Centro de Informações Estatísticas/Núcleo de Indicadores Conjunturais