Histórico da Sede

A sede da FEE, no centro histórico da capital gaúcha (Rua Duque de Caxias, 1691), é um casarão do início do século XX, tombado pelo Patrimônio Histórico-Cultural de Porto Alegre em 1990.

A antiga residência da família Parreira Machado é considerada um símbolo da riqueza e do poder que, segundo a equipe do Patrimônio Histórico-Cultural da Prefeitura de Porto Alegre, sempre caracterizaram a rua Duque de Caxias, “com sua arquitetura eclética, interpretação de modelos neoclássicos, exemplos típicos da arquitetura burguesa do início do século passado”. De acordo com a pesquisa documental, a casa foi edificada, em 1916, pela Sra. Idelvira Parreira Machado e permaneceu com seus herdeiros até 1935. Em 1985, teve início a restauração do casarão, coordenada pelo Arquiteto Evaldo Luiz Schumacher, Diretor da Equipe do Patrimônio Histórico-Cultural do Município de Porto Alegre.

Acesse aqui o registro efetivado no Livro Tombo sob o nº 34, da página 32, pela Equipe do Patrimônio Histórico-Cultural da Prefeitura de Porto Alegre.