Parcerias

Com o objetivo de qualificar suas pesquisas, a FEE estabelece diversas parcerias institucionais (governos, secretarias, empresas, universidades, autarquias, fundações e agências de fomento à pesquisa) ou com indivíduos (pesquisadores e gestores públicos ou privados). Dessa maneira, as parcerias apresentam-se como mecanismos para o desenvolvimento de projetos que conjuguem diferentes conhecimentos, experiências ou áreas do conhecimento (multidisciplinaridade). As parcerias são importantes, pois combinam ações institucionais com iniciativas das próprias empresas.

Parcerias vigentes

Parceiro Projeto/atividade
Associação Nacional das Instituições de Pesquisa, Planejamento e Estatísticas (ANIPES) Participação na Associação Nacional das Instituições de Pesquisa, Planejamento e Estatísticas, que reúne os principais órgãos de pesquisa do país na busca pela melhoria dos serviços oferecidos à sociedade brasileira.
Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG) Termo de Cooperação Técnica – Estudo do desenvolvimento das diferentes regiões do Estado em seus aspectos econômicos, sociais e demográficos.
DIEESE ; FGTAS;SINE-RS ; SEADE ;MTE/FATPMPA Desenvolvimento da Pesquisa de Emprego e Desemprego, com informações e análises sobre o mercado de trabalho na Região Metropolitana de Porto Alegre. Os dados da Pesquisa compõem uma série, com início em junho de 1992.
Faculdade Brasileira de Tributação Termo de Cooperação Técnica – Elaboração de estudos, seminários sobre a tributação no Brasil e no Estado e sua repercussão na atividade econômica.
Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (FECOMÉRCIO) Elaboração do Índice de Vendas do Comércio – IVC e do Índice de Vendas do Atacado – IVA.
Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) MCT/FINEP/CT-INFRA – PROINFRA – 01/2007.
Atualização e Ampliação da rede e da infra-estrutura computacional da FEE.
Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (METROPLAN) Termo de Cooperação Técnica – Assessoramento da METROPLAN com estudos econômicos, sociais e demográficos no planejamento urbano das regiões metropolitanas e aglomerações urbanas.
Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (FADERGS) Termo de Cooperação Técnica – Elaboração de estudos demográficos e auxiliar na coleta, organização e análise de informações obtidas pela FADERGS.
Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) Termo de Cooperação Técnica – Assessoramento da FEPAM nos estudos na elaboração de estudos dos impactos ambientais e econômicos, de modo a subsidiar ações para promover o desenvolvimento do Estado e de suas regiões.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Convênio do IBGE com Órgãos Estaduais de Estatística para elaboração das Contas Regionais e do Produto Interno Bruto.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Termo de Cooperação Técnica – Elaboração de estudos populacionais
Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPE) Elaboração de estudos demográficos de modo a subisidiar a política atuarial do Estado.
Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA) Termo de Cooperação Técnica – Realização de ações e de pesquisa em rede nas áreas temáticas de atuação das duas instituições, como “Governança Metropolitana” e “Fortalecimento institucional e gestão pública”, no âmbito do projeto Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas (Dirur/IPEA).
Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul Termo de Cooperação Técnica – Elaboração de estudos sobre as empresas do RS e dos municípios gaúchos.
Procuradoria Geral do Estado (PGE) Termo de Cooperação Técnica – Assessoramento da PGE nos processos de recuperação judiciais e na elaboração de estudos econômicos, sociais e demográficos, de modo a complementar as atividades desenvolvidas pelo órgão.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Promoção e realização do Encontro de Economia Gaúcha
Secretaria da Fazenda (SEFAZ-RS) Projeto Cota Base Zero – Avaliação de politicas publicas e qualidade do gasto.
Secretaria da Fazenda (SEFAZ-RS) Termo de Cooperação – Intercâmbio de informações técnicas para execução das pesquisas.
Secretaria de Minas e Energia Termo de Cooperação Técnica – Elaboração de cenários econômicos sobre as regiões do RS.
Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer Termo de Cooperação Técnica – Elaboração de indicador sobre o impacto econômico da atividade Turismo no RS.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Participação no Conselho Curador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.