ISBN: 978-85-7173-095-3

O ambiente regional

capa -O Ambiente Regional

O ambiente regional é o título deste volume, que reúne um conjunto de trabalhos dedicados à compreensão da evolução econômica e social do Rio Grande do Sul sob a perspectiva de uma dupla significação. É tanto o ambiente onde o Estado está imerso e que vem sofrendo profundas mudanças nessas três décadas quanto seu espaço interior, as diversas configurações que vêm, ao longo do tempo, assumindo a sua territorialidade.

Na primeira dimensão, trata-se de identificar os efeitos da globalização e suas características de hegemonia financeira, revolução tecnológica e alteração na ordem mundial e de reconhecer que a trajetória regional está subsumida num percurso seguido pelo Brasil dentro da ordem internacional, essa também em mutação.

Da mesma forma, é necessário dar conta dos elementos internos que condicionam a dinâmica do desenvolvimento regional, dinâmica esta dependente da trajetória histórica da formação social sul-rio-grandense. A definição dos rumos seguidos pela sociedade gaúcha foi decidida no embate entre as forças sociais aqui localizadas e suas representações políticas, que disputaram visões e projetos de desenvolvimento, de integração do Estado no Brasil e no mundo.

As grandes transformações, que se materializaram em diversas lógicas e rotinas no âmbito da reprodução econômica, são aqui analisadas sob diferentes enfoques, que buscam dar conta de suas especificidades e de seus efeitos sobre nossa região.

Organizadores

Octávio A. C. Conceição
Marinês Zandavali Grando
Sônia Unikowsky Teruchkin
Luiz Augusto Estrella Faria

CIP

Confira a ficha catalográfica

Como citar

CONCEIÇÃO, Octávio A. C.; GRANDO, Marinês Zandavali; TERUCHKIN, Sônia Unikowsky; FARIA, Luiz Augusto Estrella (Org.). O ambiente regional. Porto Alegre: FEE, 2010. (Três décadas de economia gaucha).

TítuloAutor(es)
Da querência ao "mouse": uma avaliação das mudanças estruturais da economia gaúcha dos anos 1980 aos anos 2000 Octávio A. C. Conceição
A formação social e territorial sul-rio-grandense na longa duração e a identidade regional Luiz Roberto P. Targa
Uma nau à deriva: política, governabilidade e desenvolvimento no Rio Grande do Sul desde 1980 Carlos Roberto Winckler, Luiz Augusto E. Faria
Em busca de uma divisão regional mais compatível com as múltiplas necessidades da pesquisa e do planejamento Carlos Águedo Paiva , José Antônio Alonso , Iván Peyré Tartaruga
Desenvolvimento regional: recomendações para um novo paradigma produtivo Adelar Fochezatto
Velhos e novos caminhos da geografia da inovação Ricardo Brinco
1979-2009: ascensão e queda do capital financeiro André Scherer, Enéas de Souza