Apresentação

A Fundação de Economia e Estatística (FEE), em parceria com a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), braço operacional da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), passa a divulgar o Indicador de Vendas da Indústria – Setores Estratégicos (IVI-SE), com informações a partir de janeiro de 2010. O IVI-SE, índice mensal elaborado a preços correntes e constantes e atualizado trimestralmente, tem como objetivo avaliar o desempenho dos Setores Estratégicos, identificados no âmbito da Política Industrial do Estado do Rio Grande do Sul.

O IVI-SE é calculado segundo a Classificação Nacional de Atividades Econômicas, versão 2.0, a partir das informações oriundas da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul (Sefaz-RS) relativas às vendas dos Setores Estratégicos. Essas estatísticas são deflacionadas com a utilização de índices de preços específicos para cada setor, obtendo-se uma série de indicadores que retratam o volume de vendas de cada um dos setores examinados.

A série histórica referente aos índices de base fixa vendas (a preços correntes e constantes), assim como aos índices mensais (mês em relação ao mesmo mês do ano anterior), trimestrais (últimos três meses em relação ao mesmo período do ano anterior), acumulados no ano e acumulados em 12 meses, está disponível na Base de Dados do IVI-SE.