A evolução social (Três décadas de economia gaúcha, v.3)

Este volume, que leva por título A evolução social, reúne uma série de 10 trabalhos realizados no âmbito do estudo Três Décadas de Economia Gaúcha. Aqui, a percepção das mudanças, que é o traço comum a todos os trabalhos que compõem a obra, dá-se através de fatores a seguir salientados.

Inicialmente, apresentam-se uma análise da evolução demográfica e suas tendências futuras e a posição que o Rio Grande do Sul ocupa, nacionalmente, no referido campo analítico.

Os fatores atinentes ao mundo do trabalho são vistos pelas mutações em seu respectivo mercado, pelo processo de sua precarização, pelas mudanças no emprego formal na indústria de transformação e pelas transformações nas relações de trabalho ocorridas no âmbito das negociações coletivas. No extremo oposto da relação capital- -trabalho, analisam-se os movimentos do empresariado e suas formas de ação política que permitiram a constituição das novas entidades no panorama gaúcho.

Posteriormente, avaliam-se a questão oriunda da crescente urbanização gaúcha e suas principais expressões, destacando-se as rearticulações das relações rural/urbano.

No que se refere às políticas públicas ambientais, são analisadas as formas de regulamentação da gestão ambiental no Estado, com ênfase sobre a dimensão institucional da sustentabilidade.

Por fim, discute-se o desempenho dos indicadores sociais propostos pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, a partir de uma perspectiva dos municípios gaúchos.

Acesse o texto completo