ISBN: 978-85-7173-099-1

A evolução social

 capa - Evolução Social

Este volume, que leva por título A evolução social, reúne uma série de 10 trabalhos realizados no âmbito do estudo Três Décadas de Economia Gaúcha. Aqui, a percepção das mudanças, que é o traço comum a todos os trabalhos que compõem a obra, dá-se através de fatores a seguir salientados.

Inicialmente, apresentam-se uma análise da evolução demográfica e suas tendências futuras e a posição que o Rio Grande do Sul ocupa, nacionalmente, no referido campo analítico.

Os fatores atinentes ao mundo do trabalho são vistos pelas mutações em seu respectivo mercado, pelo processo de sua precarização, pelas mudanças no emprego formal na indústria de transformação e pelas transformações nas relações de trabalho ocorridas no âmbito das negociações coletivas. No extremo oposto da relação capital- -trabalho, analisam-se os movimentos do empresariado e suas formas de ação política que permitiram a constituição das novas entidades no panorama gaúcho.

Posteriormente, avaliam-se a questão oriunda da crescente urbanização gaúcha e suas principais expressões, destacando-se as rearticulações das relações rural/urbano.

No que se refere às políticas públicas ambientais, são analisadas as formas de regulamentação da gestão ambiental no Estado, com ênfase sobre a dimensão institucional da sustentabilidade.

Por fim, discute-se o desempenho dos indicadores sociais propostos pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, a partir de uma perspectiva dos municípios gaúchos.

Organizadores

Octávio A. C. Conceição
Marinês Zandavali Grando
Sônia Unikowsky Teruchkin
Luiz Augusto Estrella Faria

CIP

Confira a ficha catalográfica

Como citar

CONCEIÇÃO, Octávio A. C.; GRANDO, Marinês Zandavali; TERUCHKIN, Sônia Unikowsky; FARIA, Luiz Augusto Estrella (Org.). A evolução social. Porto Alegre: FEE, 2010. (Três décadas de economia gaucha).

TítuloAutor(es)
Tendências demográficas e perspectivas futuras da população gaúcha Maria de Lourdes Teixeira Jardim
Uma visão demográfica do Estado do Rio Grande do Sul no contexto brasileiro: análise dos principais indicadores demográficos Marilene Dias Bandeira
Mudanças estruturais no mercado de trabalho do Rio Grande do Sul: 1981-2007 Raul Luís Assumpção Bastos
O mercado de trabalho da RMPA a partir dos anos 90: precarização e (re)estruturação em duas décadas de transformações André Luiz Leite Chaves, Míriam De Toni, Norma Hermínia Kreling
Transformações no emprego formal na indústria de transformação do RS: 1985-2008 Maria Isabel H. da Jornada, Sheila S. Wagner Sternberg
Mudanças nas relações de trabalho:sindicalismo, greves e negociações coletivas entre 1980 e 2008 Walter Arno Pichler
Novas formas de ação política do empresariado gaúcho  nas ultimas décadas Denise Barbosa Gros
Processos e territorialidades na urbanização do RS Rosetta Mammarella, Tanya Barcellos
Estado e meio ambiente: a formação da estrutura institucional para a política e gestão ambiental Naia Oliveira, Clitia Helena Backx Martins
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Hélios Puig Gonzalez, Salvatore Santagada