Desempenho positivo da agropecuária evita queda maior do PIB do RS

No segundo trimestre de 2015, na comparação com o mesmo período do ano passado, o Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul apresentou uma taxa negativa de 0,6%. Essa é a quinta queda consecutiva, que só não foi maior pelo excepcional desempenho da agropecuária. A variação quase nula do Valor Adicionado Bruto (VAB) (-0,1%) deve-se ao crescimento significativo da agropecuária (15,6%), que minimizou o impacto da grande queda dos outros setores. Os impostos caíram 4,8% em decorrência da acentuada diminuição da queda da indústria (-9,1%) e da redução dos serviços (-1,2%).

TAXA TRIMESTRAL EM RELAÇÃO AO MESMO PERÍODO DO ANO ANTERIOR

O aumento da produção de soja em 20,4%, com a colheita concentrada no trimestre, foi o principal fator que assegurou o crescimento de 15,6% do VAB da agropecuária gaúcha. O resultado pode ser considerado ainda mais positivo porque se deu sobre o nível elevado de produção de 2013 e 2014. O desempenho da soja foi decorrente da ampliação de área e do grande crescimento da produtividade observado em 2015.

DESTAQUE PARA A SOJA

PIB do semestre em relação ao mesmo período de 2014

A taxa acumulada ao longo do ano, correspondente ao primeiro semestre de 2015, teve uma redução de 0,9%. Em sua composição, os impostos caíram 4,0%, e o VAB reduziu-se em 0,5%. Da mesma forma que na taxa trimestral, a agropecuária foi o único setor com taxa positiva no semestre (9,7%), com a indústria caindo 8,2% e os serviços variando negativamente 0,4%.

TAXA ACUMULADA AO LONGO DO ANO (1º SEMESTRE)

COMÉRCIO (comparativo semestral 2014-15)

INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO (comparativo semestral 2014-15)

Acumulado 12 meses

Na taxa acumulada em quatro trimestres, o Produto Interno Bruto gaúcho também apresentou queda de 0,9%.

ACUMULADO 12 MESES

Ícones do Gráfico “Taxa Acumulada ao Longo de Ano”:
Transformação: Ícone produzido por Bogdan Rosu, disponível em www.flaticon.com
Construção civil: Ícone produzido por Icons8, disponível em www.flaticon.com
Transporte, Agropecuária, Comércio, Demais Serviços, Serviços Imobiliários, Demais Indústrias: Ícone produzido por Freepik, disponível em www.flaticon.com
APU, Educação Pública e Saúde Pública: Ícone produzido por OCHA, disponível em www.flaticon.com

Ícone indústria: Ícone produzido por SimpleIcon, disponível em www.flaticon.com
Ícone mãos: : Ícone produzido por Freepik, disponível em www.flaticon.com