Encontro de Economia Gaúcha

Evento promovido e organizado em conjunto pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da PUCRS (PPGE) e pela Fundação de Economia e Estatística (FEE) que busca sua consolidação como um dos mais expressivos espaços de debate sobre a economia estadual.

Em razão da dinâmica particular da sua constituição e da sua industrialização, a economia gaúcha é, desde os anos 60, uma das mais estudadas economias regionais brasileiras. Atualmente, na FEE, na FACE-PUCRS, bem como em muitas outras instituições gaúchas de ensino e pesquisa, economistas e outros profissionais desenvolvem estudos socioeconômicos sobre o Rio Grande do Sul.

Tais estudos possuem caráter muito variado, tanto pela diversidade de paradigmas que os orienta, quanto pela condição multifacetada da economia gaúcha como objeto de pesquisa. A produção desse conhecimento sobre a realidade econômica regional permanece, contudo, fragmentada entre os pesquisadores e dispersa pelas diversas instituições.

A importância da realização deste Encontro está em possibilitar a confluência de estudos, pesquisas e intercâmbio de ideias e debates sobre os diversos setores e aspectos da economia gaúcha.