Características da agropecuária do RS

Agricultura

A importância do RS para a oferta nacional de alimentos é historicamente reconhecida. O Estado ocupa posição estratégica para a oferta nacional de diversos produtos agrícolas (arroz, trigo, aveia) e está entre os principais exportadores de fumo, soja e arroz. A agricultura está presente em praticamente todas as regiões do território gaúcho, porém é possível identificar algumas concentrações regionais.

Dia2_Gráfico1

Atualmente, as lavouras temporárias ocupam mais de nove milhões de hectares no RS. Cerca de 90% dessa área é voltada à produção de grãos (cereais e oleaginosas), que configura a principal atividade agrícola do Estado.

A soja, o arroz, o milho e o trigo constituem as principais culturas agrícolas praticadas no RS em termos de área plantada e quantidade produzida. Em se tratando de valor da produção, a esse conjunto de produtos se somam em importância o fumo, a uva e a maçã.

A produção de soja foi a que mais avançou no Estado nos últimos 15 anos, incentivada pelo crescimento da demanda externa e pela alta nos preços recebidos pelos agricultores. Se considerado o período entre 2006 e 2014, a soja foi responsável por mais de 40% do crescimento do Valor Bruto da Produção agropecuária do RS.

Dia2_Gráfico2

No RS, a produção de soja é voltada, sobretudo, à exportação. Em 2000, a quantidade exportada pelo complexo soja do RS equivalia a 58% da safra, e o principal destino era a União Europeia (42% do total). Em 2014, o RS exportou o equivalente a 80% da sua produção de soja, e a China foi responsável por 68% do total das compras externas de grão, farelo e óleo.

Pecuária

Dos 20,3 milhões de hectares de área ocupados pelos 440 mil estabelecimentos agropecuários do RS, aproximadamente 46% são constituídos de pastagens. As pastagens naturais, concentradas no Bioma Pampa, ocupam aproximadamente 8,3 milhões de hectares (89,4% do total) e representam o principal ativo a partir do qual a bovinocultura de corte gaúcha se desenvolveu.

Segundo o IBGE, o RS é detentor do sexto maior rebanho de bovinos, do segundo maior rebanho de equinos e do maior rebanho de ovinos do território nacional. Em 2014, o Valor Bruto da Produção pecuária do RS totalizou R$ 15,8 bilhões. Além da bovinocultura de corte, contribuem efetivamente para a composição desse valor a atividade leiteira, a avicultura e a suinocultura.

Dia2_Gráfico3

Uma parcela expressiva da produção gaúcha de carnes é destinada para o mercado internacional. Em 2014, a carne de frango produzida em território gaúcho foi vendida para 178 países; a carne de gado, para 159 países; e a carne suína, para 122 países. As exportações de carne de frango são responsáveis por mais de 60% das exportações totais do complexo carnes do RS, sendo o Brasil o maior exportador mundial desse produto. Em 2014, o principal cliente externo da carne de frango do RS foi a Venezuela. Rússia e Reino Unido destacaram-se, respectivamente, como principais destinos da carne suína e bovina exportada pelo RS.

No primeiro semestre de 2015, as exportações do complexo carnes somaram US$ 924 milhões, apresentando uma queda de 8% em valor e 0,5% em volume em relação a igual período do ano anterior (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior).

Agricultura familiar e cooperativismo

A maior parte dos estabelecimentos agropecuários do RS enquadra-se nos critérios definidores da agricultura familiar. O IBGE identificou mais de 378.000 unidades familiares em 2006, em cerca de 6 milhões de hectares. Apesar de utilizar somente 30% da área, a agricultura familiar é responsável por uma parcela expressiva do pessoal ocupado e do valor da produção agropecuária no RS.

Dia2_Gráfico5

O RS é o terceiro estado brasileiro com maior número de pessoas ocupadas na agricultura familiar. Em 2006, eram mais de 991 mil pessoas, o que representava 9,4% da população total estimada e 17,3% do total da população estadual ocupada naquele ano. A agricultura familiar está presente em todo o território gaúcho, porém é possível identificar algumas concentrações.

Dia2_Gráfico4

No Estado, a agricultura familiar é fundamental para a produção de alimentos básicos para a população brasileira, tais como leite, aves, suínos, milho, feijão e mandioca. Mesmo entre as atividades em que tradicionalmente a agricultura empresarial prevalece, tais como a bovinocultura de corte, a sojicultura e a triticultura, a produção dos estabelecimentos familiares é relevante.

Dia2_Gráfico6

Outro traço característico da atividade agropecuária no RS é a cooperação. Uma parcela expressiva dos agricultores gaúchos está organizada em cooperativas. Segundo o Sindicato e Organização das Cooperativas do Rio Grande do Sul (Ocergs), em 2014 havia 138 cooperativas agropecuárias no Estado, que contavam com mais de 290.000 associados e empregavam 32,5 mil pessoas.