Indústria de fumo gaúcha tem desempenho positivo no primeiro trimestre

Com um crescimento de 136,2% em fevereiro e de 21,7% em março, a fabricação de produtos do fumo é um destaque positivo da indústria gaúcha no primeiro trimestre de 2016. Já em abril de 2016, a quantidade produzida de fumo no Estado sofreu uma retração de 21,3% devido a condições climáticas adversas, tais como o excesso de chuvas e a ocorrência de granizo nos meses de setembro e outubro de 2015 salienta a pesquisadora Carolina Agranonik, autora da pesquisa.

O volume exportado no primeiro trimestre cresceu 2,1%, mais uma vez impulsionado pelo desempenho excelente do mês de fevereiro (aumento de 33,4%), que compensou as quedas de janeiro e março.

Apesar dos números positivos verificados no início do ano, a perspectiva para a indústria fumageira é de desaceleração nos próximos trimestres. Em fevereiro de 2016, a Souza Cruz confirmou a decisão de desativar a unidade de produção de cigarros situada em Cachoeirinha, o que deve motivar a perda de pelo menos 190 empregos diretos.

Íntegra do estudo.