RS em Números — 2017

A Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser (FEE), atuante no Estado há mais de quatro décadas, responsável pela produção do maior acervo de dados e estudos socioeconômicos do Rio Grande do Sul, com acesso público, gratuito e amplo de informações, apresenta mais uma publicação com o propósito de partilhar dados, análises e números que permitem conhecer, debater e planejar políticas públicas relevantes para o desenvolvimento do RS.

Nesta edição, além de atualizar os dados, o RS em Números — 2017 amplia algumas informações e traz novos temas (previdência, segurança, renda e pobreza, serviços, transportes e participação política), a fim de disponibilizar mais indicadores-chave do Estado em seus aspectos econômico e social. Ao mesmo tempo, busca evidenciar as vocações artísticas e culturais que dão sentido à nossa identidade e ajudam a dimensionar nossos esforços rumo ao desenvolvimento social, ambiental, político e econômico. É uma contribuição à sociedade gaúcha para a ampliação das informações sobre a realidade socioeconômica do Estado.

O registro, a disseminação e a memória das outras dimensões que expressam nosso Estado ganham, nesta edição, também um sentido de resgate. A artista que ilustra as páginas desta edição, Maria Lídia Magliani, é um dos grandes talentos das artes plásticas do País, que precisa ser redescoberto. O RS em Números — 2017 mostra a inquietude, o ativismo e o talento da primeira mulher negra a se formar na Escola de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a conquistar reconhecimento além das fronteiras gaúchas. Mostra, portanto, essa capacidade plural e combativa que o nosso Estado, de grandes números e grandes desafios, tem ao longo da sua história.

Boa leitura!

José Reovaldo Oltramari
Presidente da FEE

Download do texto completo