RS em Números — 2016

A Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser (FEE) apresenta o RS em Números — 2016, publicação que disponibiliza uma série de indicadores-chave: contas regionais, indústria, agropecuária, comércio exterior, mercado de trabalho, finanças públicas, agronegócio, população, Índice de Desenvolvimento Socioeconômico, saúde e educação. É uma contribuição à sociedade gaúcha para a ampliação e a disseminação das informações sobre a realidade socioeconômica do Estado.

Fundada em 13 de novembro de 1973, a FEE constitui-se na maior fonte de dados estatísticos sobre o Rio Grande do Sul, pesquisando, produzindo e distribuindo análises e informações socioeconômicas que servem de suporte à tomada de decisões, à elaboração e à avaliação de políticas públicas.

Desse modo, a FEE configura-se como uma instituição relevante para a compreensão dos desafios regionais, buscando subsidiar a construção de propostas de desenvolvimento que ampliem a qualidade de vida da sociedade gaúcha e que atendam às necessidades do planejamento governamental.

Esta publicação faz parte do esforço para distribuir os dados aqui produzidos. O compartilhamento dos números que dimensionam o desenvolvimento gaúcho vem acompanhado do registro, da disseminação e da memória de outras dimensões que expressam o Estado do Rio Grande do Sul. Por isso, a cada edição, um artista e sua arte ilustram as páginas e contam sua história.

O RS em Números — 2016 torna-se ainda mais especial porque tem arte em dobro e expressa o talento feminino que conquistou reconhecimento internacional. Duas artistas, Clara Pechansky e Zoravia Bettiol, que completam 60 anos de carreira, dão o colorido, a inventividade e a provocação que somente a arte alcança.

Boa leitura!

Download do texto completo