Panorama Socioeconômico e Perspectivas para a Economia Gaúcha

O livro Panorama Socioeconômico e Perspectivas Para a Economia Gaúcha oferece à sociedade sul-rio-grandense um conjunto de informações e de análises que engloba parte da temática estudada recentemente pelos pesquisadores da Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser (FEE). Emerge da obra um painel que contrasta, de um lado, uma economia viva, dinâmica e com melhora constante dos indicadores sociais com, de outro lado, as questões que se apresentam como obstáculos a um melhor desempenho, como a recorrência de estiagens, com efeitos negativos sobre as finanças públicas estaduais. O livro também engloba temas importantes para o desempenho futuro do Estado, como a infraestrutura, a inovação, a transição demográfica e a necessidade de enfrentamento das desigualdades regionais. Há uma reflexão sobre os desafios e as oportunidades que decorrem das transformações que o Estado vivenciará até 2030.

Adalmir Antonio Marquetti