O movimento da produção (Três décadas de economia gaúcha, v.2)

O movimento da produção é o tema deste volume, que mostra o comportamento e as transformações dos diferentes setores produtivos gaúchos ao longo das três últimas décadas. A inter-relação entre os setores, bem como sua articulação e sua interdependência em relação às economias nacional e mundial, revela, de forma precisa, a contribuição das respectivas partes ou segmentos para a reestruturação da economia estadual. Nesse contexto, relevantes papéis tiveram as decisões políticas e empresariais.

O primeiro artigo proporciona uma visão geral da economia gaúcha sob a ótica das Contas Regionais, e os estudos seguintes, dentro do amplo espectro analítico acima mencionado, contemplam análises sob a perspectiva setorial. Inicia-se pela indústria, seguida pela agropecuária, analisada sob os enfoques da agricultura familiar e do agronegócio. Também se analisa o setor externo, em particular as exportações e a internacionalização das empresas sul-rio-grandenses. O setor público, por sua vez, é abordado pelas óticas da crise nas finanças públicas, de grande impacto nas decisões do gestor público, da burocracia estadual e da infraestrutura. Por fim, apresenta-se um estudo prospectivo da energia.

Trata-se de uma sistematização do conhecimento disponível sobre a realidade estadual, constituída de um rico material para reflexão, que pode servir de referência e apontar caminhos para avançar em termos de desenvolvimento.

Acesse o texto completo