Ciência, Tecnologia e Inovação no Rio Grande do Sul: Indicadores Selecionados 2014

A Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) tem-se mostrado fundamental para o desenvolvimento das sociedades, é um elemento considerado essencial para o crescimento econômico e social dos territórios. Os investimentos em CT&I são recursos que visam sustentar o desenvolvimento de um país, de uma determinada região, e a produção de ciência e tecnologia possibilita a competitividade e a igualdade, a acumulação e a geração de riquezas.

Para que o Estado do Rio Grande do Sul tenha um diferencial na área, deverá, além de seguir aumentando os investimentos no setor, continuar a adição de mecanismos de divulgação das ações de CT&I, pois, além dos investimentos em pesquisa e em recursos humanos e da aquisição de materiais e equipamentos, deverá investir também na construção e na publicação de estatísticas e indicadores que sirvam de base para avaliar os investimentos realizados na área. As estatísticas e os indicadores de CT&I são instrumentos imprescindíveis para avaliação e o monitoramento dos resultados da aplicação dos recursos disponibilizados.

Esse é o papel pensado para esta publicação, que pretende instituir um sistema de indicadores de fácil acesso à sociedade, que seja útil para o planejamento, o acompanhamento e a avaliação das atividades de CT&I no Estado do Rio Grande do Sul. Portanto, a sistematização dos indicadores proposta pela Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT) e pela Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser (FEE), além de lançar publicamente os resultados de forma sistemática, visa qualificar as estatísticas em séries temporais
dos dispêndios de CT&I do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, de modo a permitir o acesso aos investimentos da área.

Cleber Cristiano Prodanov
Secretário de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico