Síntese Ilustrada: A inserção dos negros no mercado de trabalho

No mês que marca o Dia da Consciência Negra e visando contribuir para o debate sobre a inserção dos negros no mercado de trabalho, a FEE e parceiros apresentam informações sobre o tema para a Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA), referentes ao ano de 2014.

A População Economicamente Ativa (PEA) negra, na RMPA, aumentou em 16 mil pessoas em 2014, enquanto a não negra teve uma redução de 67 mil indivíduos. Assim, a retração da força de trabalho total, em 2014, deveu-se exclusivamente à saída de não negros do mercado de trabalho.

PEDNegros_site_Imagem1

 

Em relação à taxa de desemprego, observa-se que segue maior para os negros, conforme ilustra a imagem abaixo.

PEDNegros_site_Imagem2

Já o nível ocupacional cresceu apenas entre os negros.

PEDNegros_site_Imagem3

De 2013 para 2014, houve aumento do contingente de ocupados negros em 7,1%, enquanto para os não negros houve redução de 3,4%.

PEDNegros_site_Imagem4

Rendimentos médios sobem mais para os negros

Os rendimentos médios reais cresceram para o total dos ocupados negros — R$ 1.473 em 2013 para R$ 1.514 em 2014 — , enquanto, para os não negros, ficaram praticamente estáveis.

PEDNegros_site_Imagem5

De acordo com o recorte por sexo, os homens negros registraram variação positiva do rendimento médio real de 0,9% em 2014, enquanto, para as mulheres negras, esse indicador aumentou 6,4%. Para os homens e as mulheres não negras, os rendimentos médios reais mantiveram-se relativamente estáveis. Contudo, mesmo assim, as mulheres negras continuam a ter menor remuneração na comparação com os outros recortes.

PEDNegros_site_Imagem6

Expediente

Informativo elaborado pelo pelo Centro de Pesquisa de Emprego e Desemprego e pelo Centro de Informação e Comunicação da FEE.
Pesquisadores responsáveis: Iracema Castelo Branco, Raul Bastos e Rodrigo Campelo
Jornalista responsável: Anelise Rublescki
Projeto gráfico e diagramação: Gabriela Santos
Fale conosco: imprensa@fee.tche.br

– – – – –

Ilustrações Mulher e Homem Negro: Designed by Freepik

Ilustração – Serviços: Icon made by Freepik from www.flaticon.com