A situação dos negros no mercado de trabalho da Região Metropolitana de Porto Alegre, no contexto de retomada do crescimento econômico

O ano de 2010 foi caracterizado por um processo de retomada do crescimento econômico no País e no Rio Grande do Sul, após a recessão verifi cada no ano anterior. Em 2009, a recessão interrompeu a trajetória de melhora dos principais indicadores do mercado de trabalho da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA), que se havia verifi cado de 2004 a 2008. Em 2010, tanto o País quanto o Estado não somente se recuperaram, como evidenciaram expansão econômica, com taxas de crescimento do Produto Interno Bruto de 7,5% e 7,8% respectivamente.

Este Número Especial tem o objetivo de investigar a situação dos negros no mercado de trabalho da RMPA, nesse contexto econômico, cotejando dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED-RMPA) de 2009 e 2010. Serão feitos contrastes entre negros e não negros no mercado de trabalho regional, em diferentes dimensões — inserção ocupacional, desemprego e rendimentos —, com o propósito de verificar se o processo de retomada do crescimento econômico contribuiu para diminuir (ou não) as desigualdades laborais que os negros têm historicamente experimentado.

Ao apresentar evidências atualizadas sobre a situação dos negros no mercado de trabalho da RMPA, acredita-se estar contribuindo com informações e conhecimento para orientar iniciativas que busquem reduzir as discriminações e as desigualdades existentes no mercado de trabalho regional.