RS fecha julho como terceiro maior estado exportador, aponta FEE

As exportações gaúchas representaram quase 10% do total exportado pelo Brasil em julho, fechando o mês em terceiro lugar no ranking dos estados exportadores. O RS ficou atrás de São Paulo e Minas Gerais, e à frente do Paraná e do Rio de Janeiro. Mesmo com a redução no valor exportado, o Estado ganhou uma posição em comparação a julho do ano passado. Os dados foram divulgados pela Fundação de Economia e Estatística (FEE), nesta quinta-feira (27).

foto exportações

(E) Tomás Torezani (Pesquisador em Economia), Martinho Lazzari (Diretor Técnico) e Renan Cortes (Coordenador do Núcleo de Indicadores Conjunturais)

Em julho, as exportações gaúchas somaram 1,8 bilhão de dólares, redução de 9,8% no valor exportado, em relação ao mesmo mês de 2014. Apesar do crescimento em volume embarcado de mais de 8%, essa retração se explica pela redução dos preços dos produtos exportados em 17%. “O RS está exportando mais. Na agropecuária, cresceu quase 30% em volume em julho em comparação ao ano passado. Só que o preço está menor, fundamentalmente por causa da queda dos preços das commodities internacionais, já que a pauta exportadora gaúcha é muito concentrada nos produtos primários. Em função disso, a receita em dólar cai”, explica o pesquisador em Economia da FEE Tomás Torezani.

Registrou-se em julho crescimento no valor das exportações da agropecuária, mas perda de participação da indústria de transformação. “A indústria é o setor mais representativo do Estado, mas perdeu participação nas exportações totais, saindo de 66,2% em julho de 2014 para 62,3% em julho deste ano. O crescimento de 1,1% do volume embarcado para o exterior em 2015 não foi suficiente para compensar a redução do valor exportado”, analisa Tomás.

O destaque do mês, que colaborou para que o RS fechasse julho como terceiro maior estado exportador, é o desempenho da soja em grão. Segundo o pesquisador da FEE, “a soja foi o principal produto exportado da agropecuária, representando quase 98% das exportações do setor. A oleaginosa teve o melhor julho desde, pelo menos, 2002, tanto em valor exportado quanto em toneladas embarcadas”.

Os principais países de destino dos produtos gaúchos em julho foram China, Estados Unidos, Argentina, Vietnã e Venezuela, que, juntos, responderam por mais de 50% de todo o valor exportado pelo Estado.

Confira os dados completos.