RS 2030: Agenda de Desenvolvimento Territorial

Organizada pela Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã (SEPLAG), em parceira com a Fundação de Economia e Estatística (FEE),  a Série RS 2030: Agenda de Desenvolvimento Territorial terá lançamento e apresentação no próximo dia 9 de dezembro, terça-feira, às 14h30minno Auditório da Fundação.

RS 2030 tem como objetivo identificar diretrizes para o desenvolvimento do território do Estado do Rio Grande do Sul em um futuro próximo, a partir da descrição das dinâmicas territoriais recentes. Nessa linha, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) propôs aos estados, em 2012, a formulação de Agendas de Desenvolvimento Territorial, para criar maior integração federativa na formulação e na implementação das políticas públicas, em especial por meio de maior alinhamento entre os Planos Plurianuais (PPAs) federal, estadual e municipais.

Em 2012 e 2013, o Ministério da Integração Nacional realizou a primeira Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional, processo participativo que incorporou contribuições da sociedade civil e dos governos, para redefinição da política nacional de desenvolvimento regional. A esses esforços, somam-se documentos elaborados por instâncias de participação social no RS, como os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDES) e o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).

Para o Diretor do Departamento de Planejamento Governamental da SEPLAG, Álvaro Magalhães, “os três volumes compõem um conjunto de análise e prospecção de dados que geram diretrizes de planejamento para o Estado do Rio Grande do Sul, fornecendo também subsídios para o desenvolvimento nacional. Tratam-se de diretrizes para planejamento público.”  André Scherer, Economista e Diretor Técnico da FEE, salienta que “a particular relevância dos dados apurados e dos subsídios que esses fornecem para a tomada de decisões tanto do setor público quanto do privado beneficia a sociedade gaúcha e as perspectivas do desenvolvimento nacional”.