Panorama Internacional FEE lança edição sobre o desenvolvimento chinês

Na próxima quinta-feira (6/4), a FEE lança a sexta edição da publicação Panorama Internacional FEE, com coletiva de imprensa e evento sobre a China e os desafios do país à projeção global. A nova edição aborda questões que permeiam os dilemas da emergência chinesa e suas relações com o Brasil e o Rio Grande do Sul.

A ascensão econômica da China tem dominado a agenda de analistas e pesquisadores há muitas décadas. Desde que promoveu uma abertura diplomático-econômica, Pequim vem apresentando inúmeras transformações em termos de comércio e investimentos. Essa realidade está consubstanciada nas relações comerciais com o Brasil e, mais especificamente, com o RS, cuja parceria com a China se pauta pela venda de commodities e pela compra de manufaturados.

Confira a programação de lançamento no dia 6/4:

China: Desafios à projeção global do império do meio

10h – COLETIVA DE IMPRENSA

A China e sua agricultura: desafios e possíveis implicações para o Brasil – Sérgio Leusin (Pesquisador em Economia da FEE)

As relações entre o Brasil e a China frente aos desafios impostos pelo ajuste fiscal – Robson Valdez (Pesquisador em Relações Internacionais da FEE)

Local: Sala de eventos da FEE

______

14h30 – PALESTRA

As mudanças políticas na China contemporânea e seu impacto global – Tarson Núñez (Pesquisador em Ciência Política da FEE)

Dinâmicas e transições do desenvolvimento rural chinês – Sergio Schneider (Professor de Sociologia do Desenvolvimento Rural e Estudos Alimentares da UFRGS)

Local: Auditório da FEE

As atividades são gratuitas e haverá emissão de certificado aos participantes. Saiba mais aqui sobre o Panorama Internacional FEE, publicação bilíngue que trata das conexões entre o Rio Grande do Sul e o cenário internacional.

Gisele Reginato – Jornalista