Oitavo encontro de Economia Gaúcha começa hoje em Porto Alegre

Nesta quinta-feira, 19, iniciou o 8º Encontro de Economia Gaúcha, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre. Mais de 200 pesquisadores e alunos se inscreveram no evento, vindos de diversas regiões do Rio Grande do Sul e também de outros Estados. O encontro, que é promovido e organizado em conjunto pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da PUCRS (PPGE) e pela Fundação de Economia e Estatística (FEE), é um dos mais expressivos espaços de debate sobre a economia estadual.

Abertura do 8º Encontro de Economia Gaúcha

Simone Magalhães (E), André Nunes, Augusto Alvim, Igor Morais Alziro Rodrigues durante a abertura do 8º Encontro de Economia Gaúcha

O Presidente da FEE, Igor Morais, participou da mesa de abertura e salientou a importância da participação da Fundação no Encontro. “Esta é uma oportunidade de estreitar laços entre alunos, instituições de pesquisa como a FEE e a sociedade, porque muito do que se discute aqui é visto pela sociedade como solução, em especial num cenário conjuntural como o que vivemos, onde temos muitos desafios. Não me refiro somente ao desafio econômico do Brasil, mas também ao desafio de falar sobre as mudanças estruturais que acontecem no Rio Grande do Sul. Dou destaque para duas delas: a questão das finanças públicas e a questão da população, tanto em relação ao envelhecimento, quanto em relação à migração, que geram transformações sociais importantes e consequências econômicas. Eu vejo que é importante a FEE, em conjunto com a PUCRS, o CORECON, FIERGS e a sociedade, estar debatendo esse assunto, pois muito do que se debaterá aqui vai contribuir com o RS do futuro”, destaca Morais.

O Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Economia da PUCRS, Augusto Alvim, fez um breve histórico do evento e ressaltou a parceria existente entre a FEE e a PUCRS na organização do encontro. “Sem essa parceria, o evento não seria o que é, não teria alcançado o patamar que alcançou”. Também destacou que o evento procura debater os problemas da economia gaúcha. “Temos um vasto campo da pesquisa para ser analisado. Este encontro envolve um grande número de profissionais, alunos, professores e pesquisadores do RS que pertencem a diferentes correntes teóricas. Este é um evento que não exclui, que integra, onde todos podem dar sua opinião e manifestar sua ideia”, enfatizou Augusto.

Também participaram da mesa de abertura do evento o Diretor da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da Escola de Negócios da PUCRS, Professor Alziro Rodrigues, a Presidente do CORECON, Simone Magalhães, e o Economista Chefe da FIERGS, André Nunes.

A programação seguiu na parte da manhã com a apresentação dos artigos inscritos. Na parte da tarde, além da apresentação de trabalhos, ocorrem dois workshops temáticos: Curso de Metodologia de R, com a Estatística da FEE Fernanda Rodrigues Vargas, e o Curso de Metodologia da Pesquisa de Emprego e Desemprego, com o Estatístico da Fundação Rafael Bassegio Caumo. Às 19h30min ocorre a Conferência de Abertura com o professor da PUCRS e ex-Presidente da FEE, Adalmir Marchetti, intitulada “Lucratividade e distribuição: a origem econômica da crise política”. Confira a programação no site do evento.