Lançamento da Matriz de Insumo-Produto 2008 ocorre nesta quinta-feira, 27/11

Na próxima quinta-feira (27/11), às 14h30, no Auditório da Fundação de Economia e Estatística, a FEE divulga os resultados da Matriz de Insumo-Produto do Rio Grande do Sul (MIP-RS), ano-base 2008. O trabalho foi viabilizado mediante apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul.

A MIP reúne e consolida uma série de dados sobre a economia gaúcha, de várias fontes. Com estas informações, é possível calcular, por exemplo, a taxa de investimento, a parcela do consumo na renda, entre outros importantes indicadores econômicos sobre a economia gaúcha. A matriz construída para o Rio Grande do Sul apresenta informações estatísticas que retratam as diversas relações de interdependência setorial e entre agentes econômicos do Estado, em comparação com o resto do País e do mundo. Estas interdependências podem ser mensuradas através dos multiplicadores de impacto econômico, disponíveis para as atividades pesquisadas.

Para o Presidente da FEE, Adalmir Marquetti, “A Matriz de Insumo-Produto possui informações fundamentais para um melhor entendimento da economia gaúcha, destacando-se a taxa de investimento e o grau de abertura da economia gaúcha. A MIP oferece a possibilidade de investigar os efeitos das políticas públicas de investimento sobre a economia gaúcha”.

O banco de dados da MIP-RS 2008, que se soma às edições anteriores de 1985, 1998 e 2003, constitui um ferramental importante para a formulação e a implementação das políticas dos gestores públicos e privados, tanto no âmbito econômico como no social. Segundo o Diretor de Planejamento do BRDE, Carlos Henrique Horn, “A Matriz Insumo-Produto é uma ferramenta de grande importância para a análise de projetos do BRDE, especialmente no tocante às repercussões socioeconômicas dos projetos financiados. Com a Matriz, poderemos avaliar com maior precisão o impacto de cada projeto em termos de geração de empregos, PIB e arrecadação de tributos, por exemplo”.

Com a divulgação dos resultados deste projeto e a disponibilização gratuita da Matriz Insumo-Produto no site da Fundação, a FEE reafirma sua missão como órgão de pesquisa cuja função principal é a produção de estatísticas e análises para apoiar o sistema de planejamento socioeconômico do Estado.