FEE registra importantes conquistas em 2014

CasaFEE_1 (1)

Fachada da casa da FEE, na rua Duque de Caxias, Centro Histórico de Porto Alegre

O ano de 2014 foi marcado por importantes conquistas institucionais para a Fundação de Economia e Estatística. Como temos feito há 41 anos, trabalhamos na ampliação e disseminação do conhecimento sobre nossa realidade econômica e social. As pesquisas desenvolvidas e disponibilizadas pela Fundação vêm permitindo ao Governo, às empresas, aos pesquisadores e à comunidade uma melhor compreensão da economia gaúcha. Neste ano tivemos cerca de dois milhões de acessos ao site da FEE, oito títulos de publicações lançados e eventos organizados para diferentes públicos.

Em 2014, uma grande realização da Instituição foi a chegada de 57 novos servidores aprovados em concurso público. A FEE aprimorou o plano de carreira e renovou o quadro em todos os setores, tanto na área de pesquisa quanto na área técnica. Com o ingresso de novos profissionais, há um reforço do trabalho interdisciplinar.

Outro avanço foi a reformulação do portal da FEE, que foi otimizado para acesso também por dispositivos móveis. Essa inovação é fundamental, já que uma das funções da FEE é a de organizar as informações para que a população tenha fácil acesso a elas, as compreenda e utilize. Todos os dados da FEE são disponibilizados de forma gratuita para a sociedade.

Além disso, a FEE implementou a nova interface do FEEDADOS, ferramenta que reúne informações socioeconômicas do RS e seus municípios. A novidade é que o banco de dados passou a ser georreferenciado, possibilitando ao usuário criar mapas e gráficos a partir dos dados online. As variáveis e os indicadores trazem informações sobre contabilidade social, agropecuária, indústria, comércio, exportações, demografia, emprego, renda, saúde, educação, finanças públicas e estatísticas eleitorais, dentre outros.

Com as atividades realizadas neste ano, reforçamos o papel da FEE como uma importante instituição de pesquisa regida pela qualidade, responsabilidade, inovação e integridade na construção e divulgação do conhecimento.

Agradecemos aos colaboradores e parceiros que estiveram com a FEE em 2014 e renovamos para o próximo ano o nosso compromisso de levar dados confiáveis à sociedade. Boas festas!