FEE recebe visita de alunos de especialização da Unisinos

A Fundação de Economia e Estatística recebeu nesta sexta-feira (15) alunos do curso de Especialização em Cidades: Gestão Estratégica do Território Urbano, da Unisinos, para conhecer mais sobre os produtos e serviços da Instituição, bem como de suas bases de dados.

A apresentação geral das principais parcerias e produtos da FEE foi realizada pela estatística Mariana Bartels, que destacou a pluralidade e variedade de estudos disponibilizados gratuitamente para a sociedade gaúcha, disponíveis para uso de gestores públicos e privados, instituições de pesquisa, organizações e comunidade em geral, discorrendo sobre alguns projetos e pesquisas da FEE.

Já o estatístico Renan Cortes Xavier demonstrou, na prática, o VisualizaFEE, um portal com aplicativos de visualização de dados sobre o Rio Grande do Sul desenvolvido pela Fundação de Economia e Estatística. São ferramentas que permitem visualização de forma interativa, dinâmica e intuitiva, com séries temporais, mapas, tabelas, entre outras formas de organização de dados. O VizualizaFEE agrega o Monitor da Economia Gaúcha (consolida e sistematiza indicadores conjunturais relevantes sobre a economia do RS), o PopVis (dados de demografia do Estado), o CrimeVis (aplicativo com informações sobre a criminalidade dos municípios do Rio Grande do Sul), o PIBVis (Produto Interno Bruto) e o ideseVis (sobre o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico Estado do Rio Grande do Sul (Idese).

Partindo do IdeseVis, o economista Thomas Hyeono Kang aprofundou a demonstração da amplitude das pesquisas possíveis no aplicativo e a pluralidade de formas de visualização dos dados. Calculado pelo Núcleo de Indicadores Sociais da FEE,  o IdeseVis avalia a situação socioeconômica dos municípios gaúchos quanto à Educação, à Renda e à Saúde, considerando aspectos quantitativos e qualitativos do processo de desenvolvimento.

Fonte: FEE

A profa Gisele Spricigo, coordenadora do Curso de Graduação em Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Gestão Financeira da Unisinos e responsável pela visita, salientou a riqueza dos dados e o dinamismo do material online apresentado.

Por fim, a visita e o descontraído bate papo se encerraram na Biblioteca FEE, na qual a bibliotecária Kátia Midori Hiwatashi  mostrou o acervo e o sistema de buscas no Portal da FEE.

 

Anelise Rublescki – Jornalista FEE