FEE recebe alunos do curso de Economia da Unochapecó

Nesta sexta-feira (7), alunos de vários semestres do curso de Ciências Econômicas da Unochapecó (Chapecó – SC) estiveram na FEE para saber mais sobre os dados produzidos pela instituição.

O professor Júlio César Araújo da Silva Jr., que organizou a vinda das turmas para Porto Alegre, disse que a FEE foi escolhida para visitação em função de ser uma referência na produção de dados socioeconômicos e por esse modelo não existir em Santa Catarina. “Nós não temos no Estado de Santa Catarina uma instituição que centralize as estatísticas estaduais, por isso precisamos mostrar esse tipo de produção científica. É importante que eles conheçam uma instituição como a FEE que produz indicadores de qualidade e que ajuda na tomada de decisões e gestão pública”, aponta.

O mesmo é destacado pelo Coordenador do Curso, Áureo Leandro Haag: “No momento em que se buscar ter uma instituição nesses moldes em SC, a FEE será nosso exemplo, pela proximidade, pela tradição e pela maneira correta com que produz e divulga os dados”. Áureo também aponta que os alunos usam os dados da FEE em sala de aula e também nas pesquisas. “Alguns alunos identificam áreas de interesse de pesquisa e já estão inclusive fazendo suas monografias, até com temáticas do RS, então a vinda pra cá vai contribuir muito nesse sentido também”.

A Relações Públicas da FEE, Solange Prediger, apresentou os ramos de atuação da FEE

O economista da FEE Roberto Rocha mostrou como a FEE trabalha a nível de Contas Regionais, divulgando os indicadores: PIB estadual, o PIB trimestral, o PIB municipal e a Matriz de Insumo-Produto. “As estimativas das Contas Regionais do Estado e das demais 26 unidades da Federação são desenvolvidas pela FEE e pelas demais instituições estaduais, em conjunto e sob a coordenação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)”, explica o coordenador do Núcleo de Contas Regionais. Roberto também apontou os principais setores do RS e a participação na economia brasileira, fornecendo aos alunos uma visão geral da economia gaúcha.

Economista Roberto Rocha

O desempenho do agronegócio, setor importante para a economia gaúcha, foi apresentado pelo economista Rodrigo Feix. O Núcleo de Estudos do Agronegócio da FEE, do qual Feix é coordenador, foi criado no início de 2015 e divulga os indicadores do agronegócio gaúcho, com dados mensais sobre emprego formal e exportação de mercadorias do setor para o Brasil e para as Unidades da Federação.

Economista Rodrigo Feix

Gisele Reginato – Jornalista