FEE recebe alunos de Administração da UFSM

Nesta sexta-feira (01), alunos do curso de Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) do campus de Palmeira das Missões estiveram na FEE para conhecer a instituição e entender como são produzidas as estatísticas.

Alunos vieram de Palmeira das Missões para conhecer a FEE e foram recebidos por pesquisadores da instituição

O Chefe de Gabinete da FEE, Jorge Accurso, que trabalha na instituição há 35 anos, destacou a tradição da Fundação em lidar com as estatísticas. “A FEE produz indicadores e fornece subsídios para a tomada de decisões e a criação de políticas públicas e privadas. A instituição analisa todos os elementos que podem ser importantes para compreender o Rio Grande do Sul”, avalia. Os estatísticos da FEE Renan Cortes e Pedro Zuanazzi falaram dos projetos desenvolvidos nos núcleos em que coordenam, Núcleo de Dados e Estudos Conjunturais e Núcleo de Demografia e Previdência. Assim, os alunos puderam conhecer, por exemplo, o Feedados, o Sistema de Exportações FEE e os Indicadores Populacionais.

O professor Nelson Guilherme Machado Pinto afirma a importância de os alunos verem como são aplicados os conhecimentos aprendidos em sala de aula. “A disciplina de Estatística tem muito cálculo e os alunos têm dificuldade de ver como isso é aplicado. Então a ideia de trazer os alunos para visitar a FEE e o IBGE, que são instituições em que a estatística está no cerne, é mostrar para eles que o que vemos em sala de aula de maneira mais operacional é utilizado de forma prática”.

Antônio Carlos Freitas Filho, um dos alunos da turma, mostra que a intenção com a visita foi cumprida. “A FEE é muito respeitada e fiquei muito feliz de estar aqui porque, quando você está na universidade, é muito importante sair da sala de aula e ver a parte prática. Hoje tivemos uma verdadeira aula de como a gente consegue aplicar todos os conceitos aprendidos e encaixá-los no nosso dia a dia”.

Gisele Reginato – Jornalista