FEE promove painel sobre transporte no Brasil

“Transporte no Brasil: indústria automobilística e mobilidade urbana” é o tema do painel que a FEE promove nesta quinta-feira (11), às 14:30 hs, no auditório da Fundação. O encontro permitirá o debate em torno dos estudos publicados na última edição da Revista Indicadores Econômicos FEE (volume 44).

O economista Rodrigo Morem da Costa vai abordar A indústria automobilística no Brasil e o Plano Nacional de Exportações, destacando os fatores mais importantes no processo de desenvolvimento da indústria automobilística brasileira, como os efeitos da mudança tecnológica nos anos 1990, a expansão recente (2004-2012), a crise atual e as medidas de política industrial.

O estudo Evolução da tarifa de ônibus e do custo do transporte individual em Porto Alegre será apresentado pelo economista  André Coutinho Augustin. De acordo com o pesquisador, nas últimas décadas, a frota de automóveis em Porto Alegre e nas demais cidades brasileiras cresceu consideravelmente, gerando sérios problemas no trânsito e fazendo com que as pessoas gastem cada vez mais tempo nos seus deslocamentos diários. “Um dos fatores que ajudam a explicar essa situação é a variação de preços dos diferentes modais de transporte: enquanto as tarifas do transporte público tiveram reajustes muito acima da inflação, o custo do transporte individual teve uma queda real, incentivando a substituição do uso do ônibus pelo uso do carro e da moto”, explica. O artigo mostra quais foram as causas e as conseqüências dessa variação nos preços.

A mediadora do painel será a economista e editora da Indicadores Econômicos Maria Lucrécia Calandro.

A entrada é aberta aos interessados e não requer inscrição prévia. Será fornecido certificado de participação. O evento será transmitido ao vivo no site da FEE.

 

Sandra Bitencourt- Jornalista