FEE passa a fazer parte da Câmara Técnica do Instituto Gaúcho do Leite

Na tarde desta quarta-feira, 20, a Fundação de Economia e Estatística passou a ser a mais nova associada do Instituto Gaúcho do Leite (IGL), integrando sua Câmara Técnica. O ato aconteceu durante a Assembleia Geral Extraordinária do IGL, realizada na sede da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (ESCOOP). Através de votação, representantes das treze instituições que já fazem parte do Instituto aprovaram por unanimidade a inserção da FEE.

Igor Morais, Presidente da FEE, fala sobre parceria entre Fundação e Instituto Gaúcho do Leite

A parceria prevê a elaboração de estudos sobre a cadeia produtiva do leite e de produtos lácteos no Rio Grande do Sul. Entre os produtos resultantes dessa parceria está a criação de um programa de incentivo à exportação de leite, o Exporta Leite, e a elaboração de um relatório trimestral sobre o desempenho econômico do setor.

O presidente da FEE, Igor Morais, destacou a importância da Fundação no desenvolvimento de estudos e pesquisas nas áreas econômica e social, sempre com o objetivo de ajudar o Estado a entender sua economia. Nesse sentido, salientou a criação recente do Núcleo de Estudos do Agronegócio da FEE, através do qual a Fundação busca estudar este que, segundo Igor, é um dos segmentos mais importantes do RS. “Ao propor a parceria com o IGL, buscamos contribuir no entendimento da cadeia produtiva leiteira, pois esta tem um impacto econômico e social muito importante no Rio Grande do Sul. Trabalharemos na construção de indicadores sobre o tema. Nossa expectativa é contribuir com o IGL e com as entidades que fazem parte da instituição, através, por exemplo, da construção de variáveis, da produção de diagnósticos da cadeia produtiva, da identificação do impacto econômico e social desta cadeia, bem como através da identificação das potencialidades de cada região do Estado”, destaca Igor.

Para o Presidente do IGL, Gilberto Antonio Piccinini, a presença da FEE no quadro de associados e na Câmara Técnica do Instituto é de grande importância. “Todas as informações e dados produzidos pela FEE serão de grande valia. Sabemos que a Fundação contribuirá muito com o nosso trabalho, principalmente na elaboração de planejamentos estratégicos do setor”, acrescenta Gilberto.