FEE integra Grupo de Trabalho para construção da Agenda de Trabalho Decente para Juventude do RS

O Governador José Ivo Sartori instituiu um Grupo de Trabalho com a finalidade de construir a Agenda de Trabalho Decente para Juventude do Estado do Rio Grande do Sul, no qual a Fundação de Economia e Estatística é uma das instituições participantes. A iniciativa tem como objetivo formular diretrizes, prioridades e linhas de ação para garantir oportunidades de emprego e ocupação de qualidade para os jovens.

Com coordenação da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social, o GT é composto também pelas secretarias da Casa Civil; do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia; da Educação; da Justiça e dos Direitos Humanos; da Agricultura, Pecuária e Irrigação; do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, pela FEE e pelo Conselho Estadual da Juventude (Conjuve/RS).

Em junho de 2013, a criação do Conjuve/RS foi uma das grandes conquistas da juventude gaúcha, por intensivar as tratativas em prol do trabalho para jovens. Segundo dados do Portal do Estado, o RS foi o primeiro Estado do País a iniciar a construção de uma agenda regional do Trabalho Decente para a Juventude.

A Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED-RMPA) é um dos subsídios para formulação da Agenda de Trabalho proposta, tendo os dados sido cedidos pela PED para a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Anelise Rublescki

Jornalista