FEE integra Comitê Municipal de Economia Criativa

A Fundação de Economia e Estatística foi integrada formalmente ao Comitê Municipal de Economia Criativa nesta segunda-feira,21, durante a primeira reunião do grupo, no auditório do BRDE, em Porto Alegre. Também passam a fazer parte do Comitê, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e o Badesul.

Representantes do Inovapoa, FEE, BRDE e Badesul

Igor Morais, Presidente da FEE, agradeceu o convite feito à FEE e salientou que a Fundação já tem estudos sobre a economia criativa. “Estamos atualizando os dados para o Rio Grande do Sul e vamos desenvolver estudos sobre o município de Porto Alegre para entender o que é economia criativa dentro da capital do Estado. O papel da FEE é dar suporte metodológico para fazer essa discussão. Os pesquisadores da Fundação poderão trazer alguns números como, por exemplo, quantos empregos, impacto econômico, qual é a riqueza gerada, quanto se paga de salário e a localização das pessoas que trabalham com a economia criativa, bem como tudo que é envolvido nessa cadeia produtiva”, acrescentou.

Para Maria Fernanda Bermudes, Secretária de Inovação e Tecnologia de Porto Alegre (INOVAPOA), a participação da FEE e das demais instituições é de suma importância, pois, através delas será possível “entender o mercado da economia criativa no Estado e em Porto Alegre, direcionar melhor essa economia e enxergar as possibilidades de financiamento e de linhas de crédito disponíveis no RS e em nosso município”.

Também estiveram presentes na reunião o Chefe de Gabinete da FEE, Jorge Accurso,  o Pesquisador em Ciência Política da FEE Tarson Núñez, o Diretor-Geral da Secretaria do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional, José Reovaldo Oltramari,  bem como representantes do BRDE, do Badesul e dos demais órgãos que já integram o Comitê de Economia Criativa de Porto Alegre.