FEE firma parceria com Secretaria da Agricultura para desenvolver estudos sobre o agronegócio

Na tarde desta terça-feira, 15, o presidente da FEE, Igor Morais, e o Secretário de Agricultura, Pecuária e Irrigação do Estado (SEAPI), Ernani Polo, assinaram um Termo de Cooperação entre as entidades. O acordo prevê a elaboração e o aprimoramento de estudos econômicos e estatísticos da agropecuária gaúcha e a elaboração de ações para promover o desenvolvimento agropecuário do Estado e de suas regiões.

O Presidente da FEE enfatizou que o convênio firmado entre a Fundação e a SEAPI busca promover a transferência de dados e de conhecimento entre as duas entidades. “Espero que a Secretaria possa fazer uso do que a FEE tem de melhor. Temos muitos profissionais qualificados que podem auxiliar na produção de estudos e dados sobre o agronegócio gaúcho, o que possibilita criar políticas agrícolas, entender o impacto econômico de uma seca, por exemplo, melhorar políticas de crédito, subsidiar políticas públicas, entre outros estudos nos quais podemos contribuir”, ressalta Igor.

Já o Secretário Ernani Polo frisou que a FEE reúne dados muito relevantes sobre o Rio Grande do Sul e a utilização dessas informações é fundamental para subsidiar ações da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação e de outros órgãos governamentais. “No momento em que temos dados que traduzem a realidade do agronegócio e compartilhamos essas informações, podemos construir ações para o futuro, a fim de atender os desafios que temos no setor de agricultura e pecuária do RS e gerar frutos e ações positivas para a sociedade”, avalia.

Assinatura do Termo de Cooperação entre FEE e SEAPI

Ernani Polo (E) e Igor Morais na assinatura do Termo de Cooperação Técnica

Após a assinatura, o Coordenador do Núcleo de Estudos do Agronegócio da FEE, Rodrigo Feix, apresentou os dados do Painel do Agronegócio no Rio Grande do Sul, lançado em agosto do ano passado, por ocasião da realização da Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer). Rodrigo apresentou dados sobre o agronegócio gaúcho e adiantou que, em 2016, o Painel será novamente produzido e lançado no período que antecede a Expointer. “Queremos aprimorar o estudo, trazer mais dados e, para isso, vamos contar com o apoio institucional da SEAPI. Seja na preparação da publicação, seja na divulgação de seus resultados, esse apoio potencializa o alcance do estudo,  de forma a contribuir para o conhecimento e a percepção da sociedade sobre a importância do agronegócio para a economia regional”, afirma Feix.

Apresentação do Painel do Agronegócio 2015

Rodrigo Feix (E) apresenta dados sobre o agronegócio gaúcho

Também estiveram presentes na reunião o Supervisor do Centro de Estudos Econômicos e Sociais da FEE, Vanclei Zanin, o integrante do Núcleo de Estudos do Agronegócio da FEE, Sérgio Leusin, bem como representantes da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação, das Câmaras Setoriais, da Divisão de Economia e Política Agrícola do Departamento de Captação de Recursos e Planejamento Agropecuário, da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), da Secretaria do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional (SEPLAN) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR – UFRGS).