FEE e PUC promovem Encontro de Economia Gaúcha nesta semana

O 8º Encontro de Economia Gaúcha acontece nos dias 19 e 20 de maio, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre. As inscrições ainda estão abertas. O evento é promovido e organizado em conjunto pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da PUCRS (PPGE) e pela Fundação de Economia e Estatística (FEE), consolidando-se como um dos mais expressivos espaços de debate sobre a economia estadual.

O objetivo do encontro é analisar diversos setores e aspectos da economia do Rio Grande do Sul, a partir de uma perspectiva pluralista e tematicamente variada. Mais de 100 trabalhos foram inscritos, divididos nas seguintes sessões temáticas: Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural; Desigualdade, Pobreza e Políticas Públicas; Economia do Trabalho e Demografia; Economia Regional e Urbana; Estudos Setoriais, Cadeias Produtivas e Agronegócio; História Econômica; Macroeconomia, Setor Externo e Crescimento Econômico; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Setor Público e Finanças Públicas.

Os pesquisadores da FEE devem apresentar 16 estudos e ministrar três dos workshops propostos na programação intensa dos dias de evento. A abertura ocorre na manhã de quinta-feira, seguida da apresentação dos artigos inscritos. Na parte da tarde, das 16h às 18h, ocorrem dois workshops temáticos: Curso de Metodologia de R, com a Estatística da FEE Fernanda Rodrigues Vargas, e o Curso de Metodologia da Pesquisa de Emprego e Desemprego, com o Estatístico da Fundação Rafael Bassegio Caumo.

O segundo dia do Encontro inicia com apresentação de artigos e às 14h será realizada a conferência sobre Economia Brasileira em Perspectiva, com a doutora em Economia pela New School for Social Research, Nova York e professora da Universidade de São Paulo, Laura Barbosa Carvalho. O evento encerra com mais dois workshops temáticos: Curso de Metodologia do PIB, com o Economista da FEE Roberto Rocha, e o workshop Corecon e a formação do Economista, com os Economistas Simone Magalhães (Presidente do Corecon) e Alfredo Meneghetti (Pesquisador da FEE).

As inscrições para participação no evento podem ser realizadas até a manhã do dia 19 de maio, primeiro dia do encontro. Confira mais informações no site do evento.

EEG