FEE e IPERGS firmam acordo de cooperação para produzir estudos sobre a previdência no RS

O Presidente da Fundação de Economia e Estatística, Igor Morais, e  o Diretor-Presidente do Instituto de Previdência do Estado (IPERGS), José Alfredo Pezzi Parode, firmaram nesta sexta-feira, 20, termo de cooperação que prevê o acesso da FEE aos dados dos servidores ativos e inativos do Estado para a elaboração de análises da área de previdência do Rio Grande do Sul.

 

IPE-201115- ACORDO FEE- 024

(E) Pedro Zuanazzi, Martinho Lazzari, Igor Morais, José Parode, Gilberto Pensin, Patrícia Christiano e Alceu da Silva Neves

Segundo Igor Morais, as informações disponibilizadas pelo IPERGS são muito ricas. “Com elas, o corpo técnico qualificado da FEE poderá produzir estudos para entender a economia e verificar, por exemplo, como a renda dos aposentados contribui para o PIB. Buscamos o desenvolvimento de publicações, anuários e estatísticas que contribuam com o entendimento desse assunto”, destaca.

Parode ressaltou que a integração institucional entre FEE e IPERGS é uma ação pioneira que fará diferença para as gerações futuras. “Nosso objetivo é desenvolver produtos que possam ser disponibilizados de forma transparente, que sejam referência e que favoreçam o entendimento do IPERGS e do Governo do que pode ser política pública e ação para corrigir os rumos da política atual, bem como tenham impacto na política previdenciária”, ressalta.

Participaram do ato de assinatura, o Diretor Técnico da FEE, Martinho Lazzari, o Estatístico e Coordenador do Núcleo de Demografia e Previdência da FEE, Pedro Zuanazzi, e os assessores do IPERGS Patrícia Dalla Porta Christiano, Gilberto Pensin e Alceu da Silva Neves.