FEE é destaque no Encontro de Economia Gaúcha

Os pesquisadores da FEE estão participando ativamente do 8º Encontro de Economia Gaúcha, que iniciou nesta quinta-feira, 19, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Na programação dos dois dias do encontro, que reúne mais de 200 pesquisadores e estudantes de todo o Estado, estão 16 artigos de autores da Fundação, além de três Workshops.

FERNANDAPUC

Fernanda Vargas

A estatística da FEE Fernanda Rodrigues Vargas ministrou o Curso de Metodologia de R, um sistema estatístico para análises e modelos que pode ter aplicações diversas, como no geoprocessamento, através de bibliotecas específicas. Fernanda apresentou um passo a passo para utilização do sistema. Outro workshop ministrado pela FEE nesta quinta-feira foi o Curso de Metodologia da Pesquisa de Emprego e Desemprego, com o estatístico e coordenador da PED RMPA, Rafael Bassegio Caumo. O pesquisador apresentou o resumo histórico, metodológico e operacional da PED, fez comparativos com outros dados como PNAD, RAIS e CAGED e ainda apresentou as mudanças que estão sendo desenhadas. A nova PED deve ser implementada ainda este ano e tem como principal mudança a reformulação do instrumento, o questionário aplicado, incorporando outros temas que ainda estão em definição pelo sistema nacional. “A PED é uma pesquisa complexa. Sua metodologia foi desenhada para estabelecer indicadores adequados ao mercado de trabalho brasileiro, de modo a medir com precisão todos os fatores do mercado de trabalho, especificamente o mercado regional. A pesquisa ganhou tal relevância que hoje é aplicada em seis regiões metropolitanas do país e está sendo repensada para que se qualifique ainda mais como instrumento de análise que subsidie políticas públicas”, esclareceu Rafael.

RAFAELPUC

Rafael Caumo Foto: Solange Prediger

Nas sessões para apresentação de artigos, foram nove trabalhos de pesquisadores da FEE nesta quinta-feira. Outros sete serão debatidos na sexta, 20.  Um dos exemplos de trabalho apresentado é o texto Flutuações na produção industrial gaúcha e o atual cenário recessivo, de autoria do doutorando da UFRGS e economista da FEE Fernando Lopes da Cruz. Fernando propõe uma discussão de conjuntura dentro de um quadro mais amplo, explorando a relação entre o ciclo industrial do RS e as recessões no Brasil. “Tento responder se a recessão que estamos vivenciando se dá em um ciclo ou se vincula a uma tendência mais estrutural”, explica o pesquisador.

FERNANDOPUC

Fernando Cruz

O evento segue com apresentações de artigos e workshops nesta sexta-feira.

Confira a listagem de todos os trabalhos dos pesquisadores da FEE nos dois dias do evento.

Quinta-feira, 19

ALESSANDRO DONADIO MIEBACH- O ciclo de Goodwin na economia brasileira (1952-2008) – uma aplicação do método de Harvie

BRUNO BREYER CALDAS-Matriz Insumo Produto do RS e do Brasil: Estimando os Multiplicadores Totais e os Impactos das Quebras de Safra da Soja no RS

DAIANE BOELHOUWER MENEZES- Habitação de interesse social na Região Metropolitana de Porto Alegre: resultados do Minha Casa Minha Vida entre 2009 e 2015

FERNANDA QUEIROZ SPEROTTO- Um panorama das indústrias de alto potencial poluidor do RS

FERNANDO IOANNIDES LOPES DA CRUZ- Flutuações na produção industrial gaúcha e o atual cenário recessivo

GUILHERME G. DE F. XAVIER SOBRINHO- Em Busca das Seletividades na Vazante: o perfil dos desligados do mercado formal de trabalho da RMPA em 2015

IVÁN GERARDO PEYRÉ TARTARUGA- Inovação no Rio Grande do Sul: Distribuição espacial do potencial de inovação

JÉFFERSON COLOMBO,GUILHERME STEIN E MARCOS VINÍCIO WINK JR.-Ciclos Econômicos e Mobilidade de Renda no Brasil e no Rio Grande do Sul: uma análise para o período 2001-2015

PEDRO TONON ZUANAZZI- Um diagnóstico do RPPS no Rio Grande do Sul: por que nossa insuficiência de recursos é a maior do Brasil?

Sexta-feira,20

ALFREDO MENEGHETTI NETO- O desafio das renúncias fiscais gaúchas

ANDRÉ COUTINHO AUGUSTIN-Evolução da tarifa de ônibus e do custo do transporte individual em Porto Alegre

AUGUSTO NEFTALI CORTE DE OLIVEIRA-O Sistema Partidário do Rio Grande do Sul de 1835 a 2014.

GISELE DA SILVA FERREIRA- Expansão da população asiática no Brasil e no Rio Grande do Sul

GUILHERME STEIN- Heterogeneidade da turma e o aprendizado escolar: o papel das qualificações do professor

LIDERAU DOS SANTOS MARQUES JUNIOR- Qual a situação fiscal do RS em relação aos demais estados brasileiros

VANCLEI ZANIN Assimetria de Transmissão de Preços na Comercialização de Arroz no Brasil