Panorama Internacional lança nova edição sobre os mega-acordos comerciais

A nova edição do Panorama Internacional FEE será lançada na próxima semana, no dia 7 de junho. A publicação terá como tema os mega-acordos comerciais, trazendo cinco análises e uma entrevista sobre o assunto. O Acordo Transatlântico (abrangendo os EUA e a União Europeia) e o Acordo TransPacífico (envolvendo 12 países da Ásia e das Américas) buscam harmonizar o padrão de comércio internacional e impõem um desafio para o comércio exterior e a política externa do Brasil. Para discutir o tema, a FEE organiza a divulgação com uma coletiva de imprensa na parte da manhã e um evento com palestras de tarde.

coletiva de imprensa ocorre às 10h na Sala de Eventos da FEE. Os destaques da edição são: Possíveis repercussões dos mega-acordos comerciais nas exportações brasileiras, análise do pesquisador em Economia Tomás Torezani; Acordos Preferenciais de Comércio: o Brasil na encruzilhada, texto da pesquisadora em Economia Beky M. de Macadar.

Às 14h, no auditório da FEE, o evento As novas dinâmicas do comércio mundial conta com dois palestrantes. O professor do curso de Economia da UFRGS André Cunha apresenta o Contexto atual do comércio mundial. O pesquisador em Relações Internacionais da FEE Robson Valdez trata de Mega-acordos comerciais: uma nova agenda para o comércio internacional? A entrada é gratuita e haverá certificado de participação.

cartazPanorama

Gisele Reginato – Jornalista