Exportações do agronegócio gaúcho crescem em valor e volume em abril

Nesta segunda-feira (15), a Fundação de Economia e Estatística divulgou os dados atualizados das exportações do agronegócio do RS. Em abril, as exportações do agronegócio totalizaram US$ 972,9 milhões, crescendo em valor (10,8%) e volume (16,5%) em relação ao mesmo mês do ano passado. Em termos absolutos, o crescimento nas exportações foi de US$ 95,1 milhões. Já em relação aos preços, houve queda de 4,9%.

Os cinco principais setores exportadores do agronegócio em abril foram complexo soja, carnes, produtos florestais, cereais, farinhas e preparações e fumo e seus produtos. O economista da FEE Sérgio Leusin Jr. explica que o complexo soja se destacou por apresentar crescimento em valor, volume e preço. “Embora o crescimento absoluto nas exportações do setor tenha sido sustentado pelas vendas de soja em grão (alta de 31,4%), em termos relativos também merece destaque as vendas de óleo de soja, cujo valor foi 236,6% superior ao verificado em abril de 2016”. Além disso, a participação do óleo de soja nas exportações do agronegócio aumentou de 0,8% para 2,3% neste mês. “A alta nas vendas dos produtos do complexo soja deve se acentuar nos próximos meses, como reflexo do escoamento da safra recorde no Estado”, aponta Leusin.

Além do complexo soja, outro fator que impactou o resultado das exportações do agronegócio em abril foi o aumento de quase 20% do valor exportado dos setores de produtos florestais e de demais máquinas e equipamentos agropecuários e suas partes. “Embora o movimento geral seja de crescimento, comparativamente a abril do ano passado houve quedas expressivas nas vendas do setor de fumo e seus produtos, de couros e peleteria e de máquinas e implementos agrícolas”, avalia Leusin.

Os dados divulgados pela FEE indicam que os principais destinos das exportações do agronegócio gaúcho em abril deste ano foram China, União Europeia, Irã e Rússia. Esses destinos concentraram 74,1% do valor das vendas externas em abril. Os incrementos nas vendas para a China concentraram-se no complexo soja, enquanto, para a Rússia e o Egito, o setor que apresentou maior crescimento foi o de carnes, notadamente a carne suína para a Rússia e a carne de frango para o Egito. Para a Argélia, o crescimento nas exportações ocorreu majoritariamente no setor de cereais farinhas e preparações, com destaque para o trigo.

Confira aqui todos os dados do mês de abril e também do acumulado do ano.

Gisele Reginato – Jornalista