Estruturas e dinâmicas socioespaciais urbanas no Rio Grande do Sul: transformações em tempos de globalização

Na tarde desta segunda-feira (31/10) ocorreu a sessão de autógrafos do livro Estruturas e dinâmicas socioespaciais urbanas no Rio Grande do Sul: transformações em tempos de globalização, na Feira do Livro.  A obra contém doze capítulos, distribuídos em quatro partes: I – Estrutura e dinâmica das aglomerações urbanas do Rio Grande do Sul, II – Mudanças socioeconômicas das aglomerações urbanas do Rio Grande do Sul, III – Desigualdades sociais, ocupação da cidade e conflitos e IV -Participação na cidade. Quatro capítulos contam com a participação de pesquisadores da FEE.

Os estudos desenvolvidos no conjunto desta obra pautam-se pela compreensão de uma vinculação entre a diferenciação socioespacial que decorre da crescente especialização de tarefas advindas do aumento da divisão social do trabalho. Ela gera diferenças de atributos, de recursos, de poder e de status que se constituem nas bases materiais da formação de categorias sociais, que tendem a buscar localizações específicas na cidade, produzindo-se uma divisão social do território. Em outras palavras, grava-se no espaço social da cidade aquilo que é coerente com as dinâmicas envolvidas.

foto-autores-ivan

Em pé (esq. para dir.) Álvaro Luiz Heidrich (Geografia-UFRGS), Gisele da Silva Ferreira (FEE), Letícia Schabbach (Sociologia-UFRGS), (sentados) Paulo Roberto Rodrigues Soares (Geografia-UFRGS), Iván G. Peyré Tartaruga (FEE), Rosetta Mammarella (aposentada-FEE), Maria Inês Azambuja (Medicina-UFRGS). 

Com organização dos pesquisadores Álvaro Luiz Heidrich, Iván Gerardo Peyré Tartaruga, Paulo Roberto Rodrigues Soares e Rosetta Mammarella, o livro apresenta artigos que, em sua maioria,  fizeram parte do projeto “Estruturação territorial, dinâmica socioespacial e governança: efeitos e transformações nas Aglomerações Urbanas do Rio Grande do Sul – 1991/2010” (Edital PRONEM/FAPERGS 2011), apresentado pelo Observatório das Metrópoles – Núcleo Porto Alegre, o qual reuniu equipes interdisciplinares da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser (FEE).

livro-ivan

No projeto, desenvolvido pelo Núcleo Porto Alegre do Observatório das Metrópoles, houve a aproximação com outros grupos de pesquisa sobre o espaço e as questões urbanas, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e financiamento da FAPERGS.

Anelise Rublescki – Jornalista FEE