Comportamento do mercado de trabalho feminino revela a persistência de desigualdades

A força de trabalho das mulheres, de maneira geral, enfrenta maiores dificuldades de acesso e inserção no mercado, em comparação aos homens. Na Região Metropolitana de Porto Alegre, foram registradas algumas melhoras nas condições de inserção feminina nos últimos anos, mas as desigualdades de gênero persistem e 2014 aponta alguns indicadores desfavoráveis.

Essas são constatações presentes no Boletim A inserção das mulheres no mercado de trabalho da RMPA, que será divulgado no dia 5 de março na sede da FEE. O informe faz uma análise dos indicadores atualizados sobre a inserção feminina no mercado de trabalho da RMPA, para o ano de 2014. A fonte de informações utilizada é a Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre (PED-RMPA), no período 2013-14.

PED Mulher

Na atual conjuntura, os indicadores da inserção ocupacional feminina e masculina refletem o comportamento geral do mercado de trabalho da RMPA, que vem mostrando sinais de desaceleração desde 2012, intensificados em 2014, como expressão do baixo dinamismo da atividade econômica no período.

Para o conjunto dos trabalhadores da Região, em 2014, o nível ocupacional evidenciou retração, o rendimento médio real dos ocupados apresentou relativa estabilidade e a taxa de desemprego total teve redução, atingindo 5,9% da População Economicamente Ativa.

Para as mulheres trabalhadoras, as informações da PED-RMPA para 2014, comparativamente a 2013, também evidenciaram alguns indicadores negativos. Quanto às desigualdades, houve pouca alteração. Ou seja, as mulheres continuam ganhando menos que os homens, embora tenha se registrado alguns avanços.

O acompanhamento e análise da PED-RMPA traz elementos relevantes para subsidiar políticas públicas de inclusão da mulher no mercado de trabalho e na sociedade, considerando que o mundo do trabalho é um dos campos da vida social de maior importância para a construção da autonomia e constituição de identidade pessoal, reconhecimento social e acesso a bens de consumo, dentre outros fatores.

Serviço:

Boletim A inserção das mulheres no mercado de trabalho da Região Metropolitana de Porto Alegre – 2015

Divulgação: dia 5 de março de 2015

10h da manhã, na Sala de Eventos da FEE. 

Rua Duque de Caxias, 1691.