Índice de Vendas do Comércio — abril de 2015

Estado

O comércio do Rio Grande do Sul apresentou, no mês de abril de 2015, considerando como período de comparação o mesmo mês de 2014, uma variação negativa de 7,2% no seu volume de vendas. O comércio varejista apresentou uma queda de 7%. De todos os nove setores do comércio varejista que são monitorados, houve um decréscimo no volume de vendas do comércio em sete deles, sendo o pior desempenho no setor de veículos, motocicletas, partes, peças e acessórios, com uma redução de -17,4%. Como destaque positivo, temos o setor de artigos farmacêuticos, que cresceu 1,8% em abril e 2% no acumulado do ano, sendo um dos dois setores que obtiveram um desempenho positivo no mês de abril (Tabela 1).

O comércio atacadista também revelou um decréscimo, da magnitude de -7,4%, no volume de vendas. Dos oito setores acompanhados, apenas o setor de combustíveis apresentou taxa positiva de 1,8%, enquanto os outros sete setores geraram um resultado negativo em abril no comércio atacadista, destacando-se negativamente o setor de produtos intermediários industriais, com uma redução de 27,3%. No acumulado do ano, o volume de vendas do comércio atacadista decresceu 5,3% até abril, implicando um decrescimento do comércio como um todo para 5,8%.

Mesorregiões

A principal mesorregião é a Metropolitana de Porto Alegre (RMPA), representando 28,2% do volume de vendas do comércio atacadista e 23,8% do comércio varejista em 2014. Consequentemente, essa mesorregião respondeu por 52,0% do volume de comércio total do Rio Grande do Sul em 2014, último dado de participação de cada mesorregião disponível na estrutura de vendas do comércio (Tabela 2).

O volume de vendas do comércio da mesorregião Metropolitana declinou 6,0%, quando comparado o mês de abril de 2015 contra abril de 2014. No acumulado do ano, o desempenho também foi inferior, com um decrescimento de 4,5% relativamente ao mesmo período de 2014. Tal resultado é consequência da combinação do desempenho do comércio atacadista, que decresceu 2,3% no acumulado do ano e 4,4% no comparativo de abril de 2015 com o mesmo mês do ano anterior.

 Gráfico 1

Figura1

 

A segunda mesorregião em termos de importância é a Noroeste Rio-Grandense, com uma participação de 21,0% no comércio gaúcho, divididos em 12,6% do comércio atacadista e 8,4% do comércio varejista. No mês de abril, o volume de vendas nessa mesorregião declinou 10,1%, em comparação a abril de 2014. Adicionalmente, no acumulado do ano, o desempenho também foi de declínio, com uma redução de 9% relativamente ao mesmo período de 2014. O comércio atacadista é o principal responsável por essa queda, com um valor negativo de 11,9%.

Gráfico 2

Figura2

Municípios

O principal município é o de Porto Alegre, com uma participação no volume de vendas de 18,7% em 2014. O comércio, em Porto Alegre, declinou 9,3% em abril de 2015, quando comparado a abril de 2014, e decresceu 4,1% nos últimos 12 meses. O segundo maior município em termos de comércio é Canoas, responsável por 8,5% do volume de vendas do RS, cujo comércio aumentou 1,4% no mês de abril e 1,19% nos últimos 12 meses. Outros municípios que se destacaram, em termos de participação ou de desempenho, foram Caxias do Sul, Passo Fundo e Santa Cruz do Sul, com quedas de 10,0%, 5,0% e 13% respectivamente.

Gráfico 3

grafico3

 

  1. Tabela 1 – Variação (em %) de volume de vendas no comércio por atividades econômicas, Rio Grande do Sul
  2. Tabela 2 – Variação (em %) de volume de vendas no comércio por atacado e varejo, Mesorregiões do Rio Grande do Sul
  3. Tabela 3 – Variação (em %) de volume de vendas no comércio, municípios selecionados do Rio Grande do Sul