Exportações gaúchas crescem em valor e em volume, em fevereiro

Valor exportado cresceu pelo quarto mês consecutivo na comparação interanual. Todos os grupos de produtos registraram crescimento dos embarques ao exterior, com destaque para os manufaturados, que representaram mais da metade das receitas no mês.

Em fevereiro de 2017, as exportações do Rio Grande do Sul somaram US$ 934,4 milhões, um aumento de US$ 75,8 milhões (8,8%) em relação ao mesmo mês do ano anterior. Tal crescimento foi devido à elevação do volume embarcado ao exterior (18,1%), na medida em que os preços de exportação recuaram 7,8%. Foi registrada a maior taxa de crescimento do valor exportado para o mês de fevereiro desde 2011, além de o valor exportado ter-se elevado pelo quarto mês consecutivo na comparação interanual. Mesmo assim, o Estado perdeu uma colocação no ranking dos principais estados exportadores por ter crescido menos que outros estados, terminando na sétima posição, com 6,0% das exportações nacionais.

Os principais produtos vendidos no mês foram carne de frango (10,1% da pauta exportadora), polímeros (8,9%), fumo em folhas (7,6%), automóveis de passageiros (4,2%) e calçados (4,2%).

Em termos de fator agregado, todos os segmentos registraram elevações em seus embarques, em especial os produtos manufaturados (28,8%) e os produtos básicos (26,2%), além dos produtos semimanufaturados (7,7%). Contudo tanto os básicos quanto, sobretudo, os semimanufaturados apresentaram recuos em suas receitas em dólares (-0,3% e -23,2% respectivamente). Os preços desses grupos de produtos recuaram mais de 20%. Por outro lado, as receitas das vendas de manufaturados elevaram-se 27,6%. Os manufaturados representaram mais da metade da pauta exportadora gaúcha (53,3%), um aumento de 7,8 p.p., em detrimento de reduções nas participações dos produtos básicos (de 3,3 p.p.) e semimanufaturados (de 4,2 p.p.), os quais fecharam o mês com participações de 36,0% e 10,0% respectivamente.

Os produtos que mais contribuíram para o crescimento das receitas das vendas de manufaturados foram: automóveis de passageiros (crescimento de US$ 22,9 milhões, 137,9% em valor, e de 3.013 unidades vendidas), hidrocarbonetos (aumento de US$ 18,2 milhões, 160,8% em valor e 106,8% em volume) e máquinas agrícolas (mais US$ 10,5 milhões, 123,8% em valor e 104,4% em volume). Já os maiores destaques positivos dos produtos básicos vieram das vendas de carne de frango (elevações de US$ 24,3 milhões, 34,6% em valor e 8,6% em volume), trigo em grãos (mais US$ 17,9 milhões, 111,8% em valor e 112,5% em volume) e carne suína (aumento de US$ 9,8 milhões, 44,1% em valor e 6,5% em volume). Por outro lado, o maior recuo de receitas foi observado nas vendas de fumo em folhas, as quais recuaram US$ 47,3 milhões (-40,0% em valor e -31,3% em volume). Nos semimanufaturados, os maiores recuos vieram das vendas de celulose (US$ -23,1 milhões, -45,5% em valor e -32,9% em volume) e de couros e peles (US$ -15,0 milhões, -34,9% em valor e -29,9% em volume).

Os principais mercados de destinos dos produtos gaúchos em fevereiro foram Argentina (13,0%), Estados Unidos (9,0%), China (8,7%), Chile (3,8%) e Rússia (3,5%). Em comparação com fevereiro de 2016, os maiores crescimentos em valor — e os principais produtos que contribuíram para tanto — foram Argentina (US$ 47,2 milhões, automóveis de passageiros e hidrocarbonetos), Chile (US$ 17,5 milhões, automóveis de passageiros e éteres alcoólicos) e Arábia Saudita (US$ 11,3 milhões, trigo em grãos). Já as maiores retrações nas receitas advieram dos Estados Unidos (US$ -22,6 milhões, fumo em folhas), Holanda (US$ -10,9 milhões, farelo de soja e fumo em folhas) e Filipinas (US$ -8,3 milhões, trigo em grãos).

Vendas de soja em grão da safra passada puxam crescimento de valor e volume no bimestre

No primeiro bimestre de 2017, as exportações gaúchas atingiram US$ 2,0 bilhões, um aumento de US$ 340,0 milhões (20,4%) em relação ao mesmo período de 2016 (mais 27,4% em volume e -5,5% em preços). Os principais crescimentos de produtos por destinos foram das vendas de soja em grão para a China (aumento de US$ 100,7 milhões), de trigo em grãos para a Coreia do Sul (mais US$ 28,3 milhões), de carne suína para a Rússia (elevação de US$ 25,6 milhões), de automóveis de passageiros para a Argentina (mais US$ 22,8 milhões) e de farelo de soja para a Espanha (mais US$ 18,8 milhões). A forte elevação das vendas de soja para China deve-se aos grãos não vendidos da safra passada que foram embarcados em janeiro.

Tabelas

Mensal