Matriz de Insumo-Produto inter-regional Rio Grande do Sul-Restante do Brasil 2003: metodologia e resultados

Textos para Discussão FEE, n.38 (2008) - ISSN 1984-5588

Autor(es):
Alexandre Alves Porsse, Fábio Cándano Peixoto e Patrícia Ullmann Palermo

Resumo

Este trabalho apresenta a metodologia utilizada para estimar uma matriz de insumo-produto interregional Rio Grande do Sul – Restante do Brasil para o ano de 2003, assim como os principais resultados encontrados. A principal contribuição do estudo é a identificação das relações de interdependência regional da economia gaúcha com o restante da economia brasileira. Além disso, os procedimentos metodológicos adotados permitiram obter um banco de dados inter-regional onde os principais agregados macroeconômicos são consistentes com a nova base de cálculo do PIB do Sistema de Contas Nacional e Regional. Os resultados indicam que o padrão de ligação intersetorial da economia gaúcha é bastante diferenciado daquele observado no Restante do Brasil, sendo caracterizado por uma especialização mais intensa em setores do complexo agroindustrial. Em geral, as ligações regionais mostram que os efeitos de transbordamento da economia gaúcha para o Restante do Brasil são elevados e mais intensos do que no caso contrário. Contudo, setorialmente, observa-se que os vazamentos regionais do Rio Grande do Sul são relativamente menores nos setores agroindustriais e mais elevados nos demais setores industriais, especialmente naqueles associados ao complexo metal-mecânico.