Idese: uma análise sobre o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico do Rio Grande do Sul

Textos para Discussão FEE, n.115 (2013) - ISSN 1984-5588

Autor(es):
Lívio Luiz Soares de Oliveira

Resumo

Este trabalho faz uma análise crítica do Índice de Desenvolvimento Socioeconômico do Rio Grande do Sul (Idese). Pretendendo contribuir para uma necessária reformulação do Idese, este estudo busca apontar as distorções e inconsistências desse índice, analisando cada uma das variáveis que compõem os seus quatro blocos: Educação, Renda, Saneamento e Domicílios, e Saúde. Em conjunto com as críticas, são feitas algumas sugestões que poderão auxiliar na revisão do Idese. O objetivo final deste trabalho é contribuir para a obtenção de um indicador sintético mais eficiente, eficaz e efetivo, com o propósito de mensurar mais acuradamente o nível de desenvolvimento socioeconômico dos municípios gaúchos, tendo em vista a elaboração e implementação de políticas públicas adequadas, em nível estadual, regional e municipal no Rio Grande do Sul.