Gênese e Institucionalização da Região Metropolitana de Porto Alegre

Autor(es):
José Antônio Alonso

Resumo

O fenômeno metropolitano no rio grande do Sul passou a ser percebido entre 1956, quando alguns analistas registraram em seus trabalhos o rápido crescimento demográfico associado à ocorrência de conurbação das cidades mais próximas à capital, entre si, e com Porto Alegre. Simultaneamente, observou-se a exacerbação de problemas que anteriormente tinham um caráter meramente local e que no presente assumiam uma dimensão regional. Esse conjunto de movimentos é o que se pode chamar de fenômeno da metropolização. Os formuladores de políticas (policy makers) perceberam, desde logo, que era necessário definir um arcabouço institucional que permitisse a coordenação das intervenções políticas em múltiplos municípios ao mesmo tempo. Para tanto, a formação metropolitana foi delimitada e, por acordo entre os governos municipais e do estado foram criados o Conselho Metropolitano de Municípios (CMM) e o Grupo Executivo da Região Metropolitana de Porto Alegre (GERM).