Evolução do mercado de trabalho nas regiões do Rio Grande do Sul (2000-2010)

Textos para Discussão FEE, n.110 (2012) - ISSN 1984-5588

Autor(es):
Mariana Lisboa Pessoa e Guilherme G. de F. Xavier Sobrinho

Resumo

O texto analisa as principais tranformações ocorridas no mercado de trabalho do Rio Grande do Sul entre 2000 e 2010, com base nos Censos Demográficos, cotejando-as com as verificadas no nível nacional e, a seguir, buscando identificar contrastes intra-estaduais, a partir de uma divisão regional consagrada (os Conselhos Regionais de Desenvolvimento — Coredes) e, complementarmente, de uma estratificação dos municípios conforme seu tamanho populacional. Priorizam-se os dados referentes à variação demográfica, à taxa de desocupação, à condição de atividade (indivíduos economicamente ativos ou inativos), à posição na ocupação (empregados, conta própria, empregador, não remunerado, entre outros), à formalização dos vínculos de trabalho assalariado e ao rendimento médio do trabalho. Constatam-se significativas disparidades no comportamento das principais variáveis, tanto pela ótica territorial quanto pela estratificação segundo os portes dos municípios. Ainda assim, é generalizada a tendência de melhora das condições gerais do mercado de trabalho, destacando-se a queda na desocupação, o avanço da formalização dos vínculos de emprego e a elevação dos rendimentos do trabalho.