Dinâmica da desigualdade de renda municipal no Rio Grande do Sul: evidências da análise estatística espacial

Textos para Discussão FEE, n.42 (2008) - ISSN 1984-5588

Autor(es):
Alexandre Alves Porsse

Resumo

Este trabalho analisa a dinâmica espacial da distribuição da renda per capita municipal do Rio Grande do Sul no período 1970-2000 através de técnicas de econometria espacial. A análise exploratória de dados espaciais identificou um forte e estável padrão de dependência espacial na distribuição municipal da renda. Mas também se observou que o regime espacial da distribuição de renda foi não estacionário, pois a estrutura dos clusters espaciais sofreu alterações no período. As modificações espaciais ao longo do tempo evidenciam a formação de um regime de desigualdade dual caracterizado por clusters de municípios de baixa renda na região Noroeste e de municípios de alta renda na região Nordeste do Estado. A análise econométrica espacial indica a existência de um processo de convergência absoluta e condicional da renda municipal. O estimador OLS da velocidade de convergência apresentou um viés para cima em relação aos estimadores robustos obtidos através dos modelos espaciais. Mesmo com a correção do viés, a taxa de convergência da renda permaneceu elevada, mas a análise exploratória espacial sugere que o período de convergência mais intenso ocorreu na década de 70.