Desenvolvimento e planejamento em múltiplas escalas — o significado das novas agendas de desenvolvimento territorial

Textos para Discussão FEE, n.142 (2016) - ISSN 1984-5588

Autor(es):
Tarson Núñez

Resumo

O artigo analisa iniciativas na área do planejamento, em distintas escalas, envolvendo o desenvolvimento territorial nos âmbitos local, federativo, nacional e internacional. O Brasil vive um importante movimento de resgate da capacidade de planejamento governamental. O desdobramento mais recente desse processo foi a criação das Agendas de Desenvolvimento Territorial (ADTs). Essa iniciativa tem como instrumento fundamental os Planos Plurianuais (PPAs) e objetiva gerar uma convergência entre o planejamento da União, dos estados e também dos municípios. No Rio Grande do Sul, essa dinâmica resultou no estudo RS 2030, um trabalho que analisa as dinâmicas territoriais recentes e os cenários possíveis para o desenvolvimento do Estado. Ao mesmo tempo, a integração regional do Continente, no âmbito da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), vem construindo instrumentos para possibilitar uma integração da infraestrutura. Essas iniciativas abrem importantes oportunidades para incorporar uma dimensão regional ao planejamento nos âmbitos local, estadual e nacional.